Amigos, 13 de Julho, Dia Internacional do Rock, e também aniversário de 1 mês do meu retorno á Blogosfera, desde já gostaria de agradecer á todos os que vem me acompanhando nesse retorno, ainda não temos o alcance que podemos ter, mas tenho certeza de que a receptividade da audiência que já tivemos e os Feedback's que tenho recebido dos nossos Leitores são honestos, e nos mostram que temos um grande caminho á trilhar.

Vamos lá, nossa proposta tem sido dizer o que poucos dizem, e não é diferente nessa abordagem, o fato é que o Rock tem vivido de passado já desde os anos 90, a cena musical tanto no Brasil quanto lá fora tem se mostrado muito descartável, muito disso é por culpa do público sim, público que não sabe diferenciar o que é um bom arranjo, público que facilmente sucumbe ao JABÁ das Mídias Eletrônicas, e (ainda) das Rádios e TV's de Clipes, não sou "Véiaco", tenho apenas 26, mas talvez eu tenha herdado das gerações anteriores o gosto por boa música que essa não tem, a música que "diverte", foi pro topo da preferência, sendo que em outras gerações ela era apenas acessório, e eu não digo isso apenas em relação ao Rock não, há música de qualidade em quase todos os segmentos, mas a qualidade musical não é mais o item principal para o sucesso.

Vamos agora viajar um pouco nas Gerações do Rock, para atestarmos o quanto o futuro precisa repetir o passado para que haja alguma qualidade:

Anos 50: O início de tudo, oriundo do Blues, dos Negros (e tem babaca que diz que Rock é pra branquelo) Americanos, com Bill Haley, passando por Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Chuck Berry, era algo muito novo ainda, mas já dava mostras que se tornaria Gigantesco. No Brasil: Á essa época começavam á surgir esses esboços, baseados nesses movimentos Americanos, inclusive com Músicos adotando Codinomes em Inglês, o que tornava a cena até um tanto cômica.

Anos 60: Os anos 60 deram a tônica dos que seria o Rock, com o nascimento de: Cream (o nascimento de Eric Clapton), Janis Joplin, The Doors, Jimi Hendrix, The Stooges (o nascimento de Iggy Pop) Deep Purple, Black Sabbath, AC/DC, Bob Dylan, Rolling Stones e Beatles. Alí começava á se desenhar o que viría á ser o Rock N' Roll, um estilo musical único, com inúmeras vertentes e variantes, o que viría a se intensificar nos anos 70. No Brasil: Os anos 60 marcarm o início de uma identidade nacional no Rock, começavam á sair de cena os nomes Gringos e as vestes, como se fossem Covers de luxo, e surgia a Jovem Guarda.

Anos 70: Nos anos 70, as bandas que haviam surgido no fim dos anos 60, como: Led Zeppelin, Genesis, Deep Purple, Black Sabbath, AC/DC, Lynyrd Skynyrd, dentre outras, ganharam maturidade, enquanto surgiam novos movimentos e bandas, o Rock Progressivo surgia através de Pink Floyd, que trouxe junto Yes, Emerson Lake & Palmer, dentre outras. Surgia também o indecifrável David Bowie. Surgia um maravilhoso The Who. Surgia, Patti Smith. Surgia o Punk, com Ramones, após isso suas variações, com The Clash, Dead Kennedys, dentre outras, foi a década de ouro do Rock, com os que haviam partido vivos no ecoar do som, e os que surgiam se estabelecendo com muita qualidade. No Brasil: Foi também a década de Ouro, com o surgimento do Mito Raul Seixas, além de Rita Lee, e outros movimentos como o Tropicalismo e Secos & Molhados.

Anos 80 - O Rock Soava mais Pop: Sim, o Rock dos anos 80 passou á ser mais Pop, muita coisa surgiu naquela época: The Police, Talking Heads, The Cure (mais ao gótico). Surgia o Metal, influcenciado por Deep Purple, Led Zepelin e principalmente Black Sabbath, com nomes como o Metallica. O Hard Rock influenciado por Van Halen, com nomes como Bon Jovi e derivados, e a evolução de sua espécie com o Guns N'Roses, e outros movimentos como Joy Division, Smiths e o consagrado U2.

Anos 80 no Brasil: Foi a Era realmente onde o Rock bombou no Brasil, aí surgía Marcelo Nova, com o Camisa de Vênus, surgiam também bandas com forte apelo em suas letras apesas das tendências mais Pop, como: Legião Urbana, Titãs, Paralamas, Barão Vermelho (onde nascia o mito Cazuza), RPM, Ultraje, Ira!, Nenhum de Nós, além de uma boa Cena Pós-Punk, enfim, incontáveis bandas que deram uma cara toda particular ao Rock nacional.

Anos 90 á hoje

É fato que a música em geral vive um problema sério, tudo é Pop, tudo tem de ser muito fácil pra se entender, o que prejudica a qualidade, ainda sim tivemos coisas boas tanto aqui como lá fora: Nirvana, Radiohead, System Of a Down. No Brasil: Los Hermanos, Cachorro Grande, Nação Zumbí, movimentos mais voltados ao Pop, com influência de Hip Hop como O Rappa e Charlie Brown Jr, coisas boas na cena independente, mas que pouco vão aos olhos da mídia. Mas essas bandas sõ em pequena quantidade, e a distância em qualidade em relação as bandas do passado é muito grande, isso nos faz concluir que ou nós buscamos conhecer e apreciar o que se fez no passado, ou temos de acreditar na utopia de que o futuro venha á repeti-lo. 



É isso pessoal, provavelmente eu esquecí de citar bandas importantes, pois é impossível lembrar de todos, mas por essa razão usei sempre o termo "dentre outras", mas pode comentar, citando as bandas que gostaria que fossem mencionadas e o que lhes agrada nelas.


E Pra você, como anda a Cena Musical, o que você ouve?

Até Mais!

Maiores Interações: @adrianogarcia10
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours