Amigos! Infelizmente em 2013, Jovens Cronistas não teve a honra de contar com um torcedor da Raposa, no quadro "Papo de Torcedor", e assim como na conquista do Galo! Campeão da Libertadores!, eu Adriano Garcia, venho comentar com vocês e homenagear o Cruzeiro, por esta grande conquista, vamos falar um pouco sobre os TOTAIS MÉRITOS do Cruzeiro, que foi disparado o melhor time deste Brasileirão 2013!


Como quem me conhece já sabe, eu sou torcedor do Corinthians e faço as crônicas relacionadas ao clube, além das demais relacionadas á Seleção, outros Esportes, Música e Política. Mas me sinto bem á vontade para falar desta conquista do Cruzeiro, primeiro por que analiso futebol com isenção, procuro sempre respeitar TODOS os times, o outro fator que ajuda é que conheço bem o trabalho que vem sendo feito pelo Cruzeiro, principalmente após a troca da gestão, o Cruzeiro se repensou, se reformulou e tinha um projeto de conquistas, só não havia lá dentro a certeza de que viriam tão cedo. Mas com muita competência, seu Presidente; Gilvan de Pinho Carvalho, que não pegou o Cruzeiro nos seus melhores momentos, teve um início complicado, mas este ano foi CIRÚRGICO, montou um elenco muito forte gastando pouquíssimo, teve em seu banco, jogadores que seriam titulares em qualquer time do Brasil, inclusive nos postulantes ao título, inclusive no meu time. Esta diretoria Cruzeirense, ao meu ver entra para a história como uma das mais felizes num curto espaço de tempo da história do futebol e tenho convicção de que a torcida Cruzeirense saberá reconhecer isso, independente do que aconteça daqui pra frente.


Mas a campanha avassaladora, irretocável do Cruzeiro Espote Clube, não passa apenas por este trabalho magnifico da Diretoria, outro fator de destaque é Marcelo Oliveira, e eu aproveito a oportunidade para dizer: EU ERREI, quando do "Bi-Vice" da Copa do Brasil pelo Coxa, eu sub-julguei o sério, ético e COMPETENTE, Marcelo Oliveira, como um treinador que tinha qualidades, sabia armar o time, mas que não tinha um espírito vencedor, não tinha fibra (qualifiquei-o como um "bundão" mesmo) e a história mostrou que eu estava errado, e que fenomenal seria ele ter ganho essas competições com esse time do Coxa, que pouco mudou e aí está, LOUCO PRA CAIR. Marcelo Oliveira mostrou que não é preciso esbravejar, ser desequilibrado para fazer um time funcionar, teve o time nas mãos, soube trazer ao elenco um espírito competitivo, porém de UNIÃO pelo IDEAL COLETIVO, coisa que raramente se consegue no futebol. Daí o êxito, cada um dentro do clube sabia exatamente seu papel, e sabia que pela qualidade que tem em algum momento seria útil, e por isso quando requisitados, os "medalhões do banco" entraram e fizeram seu papel como se fossem titulares, a força da liderança de Marcelo Oliveira, aliado ao planejamento fantástico desta Diretoria, deram todo o suporte para que este clube protagonizasse o SHOW, que foi esta campanha.


Faltou algo? Claro que sim amigos, acharam que após falar desses 2 fatores incríveis, iria esquecer esse elenco fantástico, não iria. Que força, que qualidade, olhando para o nível técnico do ELENCO do Cruzeiro, a qualidade que se tem quando olhamos para o banco, quando olhamos para quem vai ter a chance no banco no lugar de quem perdeu a vaga no banco. Gente, que time, parece elenco de futebol Europeu (meu time já foi assim, num passado recente). Eu quero fazer algumas menções; Primeiro para dois atletas que ao meu ver poderiam ainda estar compondo (e até mesmo como titulares) o elenco do meu time: o meia-atacante William e o Volante fantástico Nilton, que SAUDADES, que bola vocês jogaram, aliás, para mim Nilton não deve nada á Luiz Gustavo, Ralf e Fernandinho, três dos postulantes á vaga na seleção (com Lucas Leiva eu já não comparo pois ele faz tanto 1º, como 2º volante e até a meia). Outro destaque que quero fazer é para a recuperação fantástica do goleiro Fábio, que teve momentos difíceis até o início deste Brasileiro, havia gente (inclusive eu) que achou até mesmo que ele deveria ser afastado, para que recuperasse o condicionamento físico e técnico, mas ele deu a volta por cima e nos calou. Éverton Ribeiro, se JADSON teve chance na Copa das Confederações, olha, eu o testaria, mas entendo o pouco tempo que Felipão tem, se não der nessa, tu é jovem, fica pra 18, e quem te deixou sair do Corinthians deve hoje chorar lágrimas de sangue vendo "Douglas TUFÃO" jogar. Parabéns Garoto!. Outro que chora lágrimas de sangue é o Santos, que deixou que Bruno Rodrigo, viesse ao Cruzeiro, e hoje vemos um jogador preparado para uma chance na seleção, caso fosse requisitado. Egídio, excelente lateral, veloz, incisivo, um tormento para qualquer defesa. Vários volantes de qualidade, formando até um excesso de opções no setor, opções diversas para o ataque, opções que seriam titulares em qualquer time, a ressurreição de um jogador como Luan, que foi tão desrespeitado no Palmeiras e sentiu o golpe. Enfim, que time.


Vale citar também o que eu havia colocado em relação ao espírito deste elenco, que muito tem á ver com Marcelo Oliveira, mas tem também á ver com a MATURIDADE e o CARÁTER deste grupo de atletas. Nomes consagrados que não foram aproveitados como todos imaginariam, mas honraram a camisa e agregaram experiência e valores aos jovens que surgiam, e aos que chegaram de outros clubes (muitos deles menores), vale muito citar: Tinga, Júlio Baptista, Borges e Dagoberto, parabéns pela postura que tiveram.


Por fim amigos, eu mesmo brinquei bastante com a piada de "CruBF", ao longo do campeonato, mas vale muito mais pela brincadeira sadia, (até por que há erros e acertos envolvendo todos, os juízes são humanos e erram, contra e "á favor" de todos), sabemos o quanto o Cruzeiro foi merecedor, não viu ninguém que pudesse nem ao menos ameaçá-lo, ao meu ver apenas o próprio Galo e o Corinthians tinham elenco para esboçar isso, mas não conseguiram retomar as atuações que os consagraram. O Cruzeiro vem muito forte para 2014, o trabalho é tão profissional que tenho poucas dúvidas de que possa se desviar do caminho tomado á partir desta temporada, o time entra na próxima Libertadores e em tudo o que disputar em 2014, como forte candidato, até mesmo (se vencer a Libertadores) ao Mundial FIFA, pois assim como o Corinthians em 2012, este é um time que tem plenas condições de jogar de igual, contra os timaços do Futebol Europeu!


Parabéns Cruzeiro! Incontestável Campeão Brasileiro de Futebol, com todos os méritos! E sai da frente que vem mais por aí!


Torcedor Cruzeirense, quer representar o seu time na Seção: "Papo de Torcedor" de nosso Blog? Saiba como concorrer á vaga, curtindo: Jovens Cronistas!



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours