Meus Amigos, é com muita tristeza que inicio mais uma crônica sobre o Futebol Brasileiro, e desta vez ela coube no quadro "Descendo a Lenha", pois nela há aspectos morais e políticos. Vamos falar sobre essa total falta de bom-senso que foi rebaixar a Lusa, e sobre os BANDIDOS que tomaram conta dos estádios.


Bom, desde o início desta questão eu tenho me mantido com uma postura serena e ponderada em relação ao tema, enquanto não tinha todas as informações não entrei no debate, e quando soube por completo do caso me manifestei. Nisso, quando me manifestei, sempre o fiz de forma ponderada, avaliando o caso de maneira TÉCNICA, sem vícios e pré-julgamentos. Portanto, ESQUEÇAM um pouco o Fluminense, e vamos nos ater ao MÉRITO PROCESSUAL, ao bom-senso, ao RESULTADO EM CAMPO, á INFLUÊNCIA que Héverton teve no resultado do jogo em si e da diferença que esse resultado fez no campeonato. Meus amigos, se ponderarmos todos esses pontos (e os que leem o artigo referido á denúncia de forma literal não o fazem) e julgarmos como o direito pede, na análise de mérito, levando em conta as ponderações fica claro que a Lusa teve um erro, que foi relacionar para o jogo e escalar aos 32 minutos do 2º tempo, um atleta que havia tido a pena ampliada para dois jogos, e aí foi BURRICE, AMADORISMO da Diretoria da Lusa e do advogado que foi no julgamento o representante legal da Lusa. Porém a Lusa EM CAMPO, fez uma maior pontuação que o Nense, não se beneficiou da entrada em campo deste atleta, enfim, o fato é que o resultado de todo um campeonato, um esforço sem precedentes do clube, enfrentando erros de arbitragem, conseguindo resultados espetaculares em campo, contrariando todos os "especialistas da bola", o trabalho fantástico do elenco e de Guto Ferreira, tudo isto deve ser jogado no lixo por um erro NÃO DOLOSO e INVOLUNTÁRIO da escalação de um atleta aos 32 minutos do 2º tempo de um JOGO DE COMPADRES?


Não meus amigos, (sobretudo do RJ) eu não sou contra o cumprimento de regulamento, mas uma vez que isso vai á um TRIBUNAL, há sim que se analisar o MÉRITO, e todos os argumentos que incorrem nisso, se fosse para haver a aplicação LITERAL da regra, não seria necessário haver um juri, apenas deveria haver um escrivão, que digitasse as sentenças e as publicasse no meio oficial. Por falar em meio-oficial, a torcida da Lusa já está se organizando, pois a parte da regra onde se diz: "A punição é válida de imediato, independendo da sua publicação em meio-oficial ou notificação" vai CONTRA O ESTATUTO DO TORCEDOR. O que vale agora, o ESTATUTO DO TORCEDOR? Ou o CBJD?. Nós precisamos amigos, da criação de MECANISMOS ALTERNATIVOS PARA O CUMPRIMENTO DE PENAS. Vou citar um exemplo á vocês; Na ITÁLIA (quem acompanha o futebol Italiano sabe), todas as questões extracampo como APOSTAS, descumprimento de regulamento, etc. São julgadas de forma severa, mas há a análise de mérito, é ponderado o PESO disso em relação ao campeonato e DECISÕES SENSATAS são tomadas, por essa razão por inúmeras vezes podemos ver clubes que começam o campeonato com pontuação negativa ( - 4 Pontos, - 6 Pontos, etc.), só há o rebaixamento em caso de TOTAL PREJUÍZO Á DESPORTIVIDADE, MANIPULAÇÃO OU MÁ FÉ, que prejudique a competição, foi o caso da Juventus, que foi rebaixada e perdeu 2 Scudettos, acho que é este o modelo que pretendemos seguir, o que analise MÉRITO PROCESSUAL, pois independente de ser "Direito Privado", o futebol é uma Paixão que mexe com quase mais da metade da população Brasileira, e não se pode jogar NO LIXO, o que se faz NO CAMPO.



A Bandidagem nos estádios!



Meus amigos, nós já falamos sobre bandidagem nas instâncias "Jurídico-Privadas" do Futebol Brasileiro (que parecem julgar sentados em privadas), eu quero aproveitar para falar da BANDIDAGEM nos estádios, que já está inaceitável e aí já é algo que cabe ao campo político resolver.


Vejam, mesmo com estatuto do Torcedor, mesmo com algumas medidas paleativas que foram tomadas pelo Estado (leia-se Estado Maior), não foram suficientes para inibir a violência nos estádios. É preciso colocar um ponto final nisso, e para tal eu tenho algumas sugestões (e eu já tinha quando era criança, quando eu escrevía projetos Políticos como hobby, e tenho até um livro pronto em relação á isso) que são alternativas que temos para ao menos minimizar o problema, pois os BANDIDOS neste país vêem que se a impunidade já é grande nas ruas, nos estádios ela é praticamente uma certeza, portanto (no meu ponto de vista) devem ser medidas urgentes:

- O Cadastramento disponível as Polícias, ao clube específico e ao MP de TODOS os torcedores filiados á torcidas organizadas para a IDENTIFICAÇÃO de CRIMINOSOS infiltrados e uma vez identificados e PROCESSADOS, o clube não deve ser responsabilizado pelos seus atos.

- Criar uma nova regra, á partir do primeiro incidente (após a regra) de confusão envolvendo membros que sejam identificados como membro de organizada, a advertência e suspensão da torcida. No SEGUNDO INCIDENTE, o fechamento da Entidade (inclusive o confisco e embargo  fiscal) da torcida, danos causados por membros devem também ser ressarcidos através do Capital Social da EMPRESA, torcida organizada.

- Lugar de Polícia é NA RUA, e não em eventos PRIVADOS, portanto assim como em eventos FIFA e como é por exemplo na Premier League; STEWARD's devem fazer a segurança dentro do estádio, treinados, bem equipados e com autonomia de Polícia (assim como é a Segurança no Metrô e na CPTM de São Paulo) enquanto a Polícia se preocupa com a Segurança no entorno do estádio.

- O imediato endurecimento das leis, as penas para AGRESSÃO e TENTATIVA DE HOMICÍDIO no Brasil são RIDÍCULAS, se queremos ter as Leis respeitadas, elas devem ser mais duras, mais inibitórias.


Há outras medidas, mas penso essas quatro serem fundamentais, dois assuntos abordados certamente me renderão dor-de-cabeça. Dirão que "Segurança Privada não funciona, visto o que aconteceu em SC", oras; E como a Inglaterra acabou com os Hooligans? Se forem homens treinados e designados justamente para isso, remunerados PELA CBF, que SÓ LUCRA E NÃO GASTA NADA, eu creio que certamente poderia funcionar e a polícia se preocuparia com o entorno (que aí sim é meio-público) e com a violência que nos assola.


O outro ponto é que, os torcedores de T.O não querem o fim de suas representações, claro. Mas eu indago; Por que a violência? Por que até líderes muitas vezes são flagrados em atos de violência? Por que ao identificar esse perfil nos membros não EXPULSAR do grupo? Por que usar o Futebol como VÁLVULA DE ESCAPE para frustrações, e daí vem a violência? Por que agendar brigas por internet? Enfim, POR QUE BATER/MATAR o Ser-Humano, que independente de vestir outra cor, é um semelhante? POR QUE? Essa medida de na 2ª punição encerrar as atividades, mostraria de fato quem é contra a violência, pois no primeiro esboço de um ato, os bandidos seriam efetivamente excluídos do grupo. Se tu for contra estas ideias, debata em alto-nível e apresente argumentos que agreguem á nossa discussão, o que não se pode mais aceitar é Seres-Humanos usando o futebol como DESCULPA para deixar aflorar INSTINTOS ASSASSINOS.


Para encerrar, voltando ao tema inicial, vocês devem ter reparado que eu nem falei de Flu, por uma questão óbvia, primeiro que o Nense NEM TINHA DE TER REPRESENTANTE LÁ, o Nense CAIU EM CAMPO, isso é um Plus, ele tira vantagem de um erro terrível e NÃO-DOLOSO cometido pela Lusa, não tinha nada de estar sendo representado no Juri, é um contra-senso isso, assim como é um ATESTADO DE PEQUINÊS o seu torcedor comemorar tal decisão, seria muito mais honrado jogar (pagar) a Série B.


E eu vou deixar uma questão para vocês, que eu não quero crer e nunca debati baseado nesse aspecto por que se eu pensar assim eu paro de ver o Futebol Brasileiro, e vou ver o Internacional, vou ver Volei, NFL, enfim. Se eu me sentir dessa forma é melhor não ver, mas; E se fosse o contrário, se fosse o Nense com jogador escalado aos 32 do 2º tempo de forma irregular e a Lusa podendo ser salva? Qual seria a postura do Tribunal? Tirem suas conclusões, eu prefiro não crer, por que se eu crer nisso eu paro com o futebol.



Atualização - De forma arbitraria pleno do STJD mantém decisão!


Meus amigos, foi ultrajante o que vimos mais cedo, a forma ridícula, arbitrária e ESTAPAFÚRDIA, na qual foi conduzido o julgamento da Lusa no pleno do STJD, aquilo não é uma Corte, aquilo não é Justiça Privada, aquilo é "Justiça na Privada". Não foi analisado em momento algum a razoabilidade/proporcionalidade da pena, não foi aventado em nenhum momento a possibilidade de cumprimento alternativo da pena, como ocorre na Itália, o que aqui já mencionei, dá nojo, ver esse jogo de poder.


Novamente, torcida do Nense vibrando, Nense representado como parte interessada, honestamente pessoal, eu critiquei estas posturas anteriormente no texto, acho que isso dá uma demonstração de falta de ética, de caráter duvidoso, acho que a postura correta deveria ser a abstenção do tema em TODOS os que estão envolvidos no Fluminense, se eu fosse torcedor do Nense estaria com vergonha da mesma forma, por que NADA vai mudar o fato de que EM CAMPO, o Fluminense foi RIDÍCULO e CAIU, e mesmo sendo mantido na Série A nos tribunais, e disputando a Série A em 2014, o fato é que o Nense CAIU, na bola e no conceito do Brasileiro.


A questão técnica que uma JUSTIÇA de verdade deveria se ater, é que não se pode fazer um regulamento como o CBJD, que não atenda á uma Lei Federal que regulamenta o Esporte, como é o Estatuto do Torcedor, portanto, Eu, Adriano Garcia (agora falo em meu nome, pois meus colegas de Blog podem não concordar comigo, natural sou radical em algumas situações) convido TODO TORCEDOR BRASILEIRO, á representar contra a CBF, pela infração do Estatuto do Torcedor, no que diz respeito ao artigo 35, da obrigatoriedade da notificação OFICIAL (e isso deve dar-se através de meio-público de consulta) da pena imposta, para á partir daí ela ser válida, como acontece em qualquer decreto público, por exemplo. A decisão do pleno do STJD contempla SIM, o CBJD, mas infringe a lei Federal, que deveria ser a base para qualquer regulamento dentro do futebol Brasileiro.


Só dá pra encontrar uma coisa que pode ser boa nessa história toda; O Felipe Rolim (do Esporte Interativo) deu uma sugestão semana passada no "Jogando em Casa" que eu quero humildemente replicar com as minhas palavras; É evidente que o STJD é um fracasso, e que não é necessário corte, se os processos forem ser julgados dessa maneira fria, que só leva em conta o texto da lei, sem análise de mérito, de proporcionalidade, de razoabilidade, enfim. ENCERRA-SE O STJD, adequa-se o CBJD ao Estatuto do Torcedor, coloca-se lá na CBF um escrivão, que vai usar uma planilha de Excel para lançar num BID, os atletas inaptos, e cria-se uma Corte Arbitral para casos graves, que fujam ás normas dispostas, ou que sejam casos de interpretação claramente dúbia (pra eles esse não era), só que a minha sugestão é que isso seja gerenciado pelo Ministério do Esporte, e não por uma entidade privada com os interesses que tem a CBF.


Pra encerrar sobre Lusa, cito outro nome do E+I, o Vitor Sérgio Rodrigues, que disse: "A CBF está se lixando pro Brasileiro" e eu concordo com ele. A grande prova disso é que a CBF entrou em recesso antes de um julgamento dessa magnitude, e só me seria provado o contrário (novamente é a opinião de Adriano Garcia, não necessariamente do Blog) se o "Medalhista" José Maria Marin botasse o pau (precisaria de Cialis) na mesa e dissesse: "Ok, é inevitável rebaixar a Lusa, mas o Fluminense caiu, suba o Icasa que fez uma campanha positiva, uma campanha de time de Série A", isso pra mim seria uma prova de que a CBF (na figura do Medalhista Marin) liga para o campeonato.


Para encerrar, o que queria o "Vaixcuo" (segundo a advogada esse é o nome do Glorioso Vasco da Gama) no tribunal? O Vasco como dito aqui, teve em seus torcedores também responsabilidade na briga generalizada que afetou o jogo diante do CAP, e contribuiu para retardar o início do jogo, ao contrário do que disse Roberto Dinamite (que em campo foi genial, mas como administrador é uma piada) o Vasco não foi vítima de coisa alguma, as "torcidas" de Vasco e CAP agrediram o futebol, agrediram a família, agrediram a imagem do país e merecem os dois clubes ser punidos, e não um deles ser favorecido. E Sr. Dinamite, se há algo de que o Vasco é vítima neste momento, é de sua DESASTROSA ADMINISTRAÇÃO. Respeite a sua história no Vasco e peça pra sair.


Novamente, nem eu, nem ninguém aqui tem nada contra o Fluminense, o que se questiona é a mudança do resultado em campo de maneira tão drástica, independente do clube que se beneficía, aqui JAMAIS se culpabilizou o Nense pelas decisões da CBF.


Curta nossa Page: Jovens Cronistas!



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours

  1. Crítica muito bem fundamentada!!! Tô até com vergonha de postar a minha, que vai mais pela emoção. Concordo com tudo o que vc falou. E digo mais: chega da CBF só fazer tabela e mandar juiz. Tem que organizar dignamente um campeonato, tratando-o como espetáculo, e não como qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, do jeito que está não precisamos dela, montamos os clubes uma Liga e organizamos as 4 primeiras Divisões Profissionais do Futebol.

      Tarta, mande o link da sua, aliás,,Precisamos conversar sobre alguma possível parceria entre nossos Blog's as ideias batem!

      Excluir
  2. FlorminenC a Vergonha do Brasil, pelo que sei a Luza já tinha tido o Comprimento de Suspenção do Atleta e a CBF deu sua Autoria a este Atleta participar do Jogo, só que a Luza não tem Money pra Bancar e tá agora tirando o Corpo fora, pq o Presida recebeu pra abandonar o Caso, daí quem Paga é o Torcedor e todos nós que queremos a Verdade e a Verdade, detesto o Rio e a CBF é de lá, tds os Cariocas defendem a sua Originalidade, já defendo o que realmente é :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Carlos, obrigado por opinar. Na verdade o Heverton havia cumprido um jogo e foi condenado á dois. O que a gente questiona é que o "Estatuto do Torcedor" não é obedecido pelo CBJD uma vez que a suspensão vale antes do comunicado oficial ao público, não há um Boletim que exponha esses dados. Mas eu não creio que Manoel da Lupa tenha se vendido e a Lusa dará total apoio aos milhares de Brasileiros e torcedores que estão entrando na justiça comum.

      Eu não tenho nada pra falar do RJ, são Humanos como todos nós, o Fluminense fez um papelão ao se meter nisso, mas não vejo ser correto querer guerra entre os estados por conta disso, antes de sermos Paulistas, Cariocas, Brasileiros..Somos SERES-HUMANOS, e o preconceito não leva á lugar nenhum.

      Excluir