Amigos, foi anunciada hoje por Felipão e sua comissão técnica, os 23 nomes convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Para alguns houve surpresa, para mim não houve nenhuma, analisando de forma fria e conhecendo os gostos de Felipão, surpresa não houve, há sim, discordâna e não apenas uma, mas essa é outra conversa. Vamos á convocação e á análise setor por setor:

Convocação

Goleiros: Júlio Cesar (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético/MG). Laterais: Dani Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (PSG). Zagueiros: Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern Munich) e Henrique (Napoli). Volantes/Meias: Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE), Paulinho (Tottenham), Fernandinho (Manchester City), Ramires (Chelsea), Hernanes (Internazionale), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea). Atacantes: Neymar (Barcelona), Hulk (Zenit), Bernard (Shakhtar Donestk), Fred (Fluminense), Jô (Atlético/MG).


Análise

Vocês repararam que coloquei dois nomes em vermelho, eu explicarei a razão de ambos, começando por Júlio Cesar, eu não entro nessa conversa de doido de n ão convocá-lo por que ele falhou contra a Holanda, isso é imbecilidade, falhar todo mundo falha, até ícones da Seleção como Marcos e Taffarel já falharam, bobagem pura. A colocação desses nomes em vermelho, sobretudo no caso de Júlio Cesar, é pela razzão que penso que a convocação foi estritamente pessoal por parte de Felipão. Vamos sim ponderar que Júlio Cesar fez uma grande Copa das Confederações e já foi um dos melhores goleiros do Mundo de forma indiscutível (as pessoas se esquecem das coisas com facilidade), porém a razão determinante pela qual eu acho descabido até mesmo convocá-lo hoje, ainda mais na condição de titular é o fato de ele estar jogando nas Ligas Americana e Canadense pelo Toronto FC, onde não tem nenhuma exigência. Em sendo o futebol momento, ainda mais em termos de Seleção, que elementos podemos usar para garantir que Júlio Cesar vai corresponder ao nível de exigência de uma Copa do Mundo? Se liderarmos o Grupo teremos pela frente logo nas Oitavas; Espanha, Holanda ou Chile. Será que Júlio estará em nível de competição para atender a exigência desses grandes jogos? Portanto, mesmo eu não tendo todo o amor que as pessoas tem demonstrado pelo Fábio, eu o levaria como 3º goleiro, na vaga de Júlio Cesar.

O caso do Maxwell eu nunca vi nada de excepcional nesse atleta, penso que Filipe Luis tem jogado muito mais e só não foi convocado por questões de grupo (aquela história do Dani Alves), falando em Dani Alves, muito importante a convocação de Maicon, Alves não vem bem, se o convocado fosse Rafinha, seria garantia que Dani Alves não teria sombra, já com Maicon teremos total segurança em trocar caso Alves não corresponda. E ao contrário do que (até colegas de Blog) colocam, é sim necessário levar 4 laterais, Seleção não é pra ter improvisação, é para ter os melhores de cada posição e mesmo que não seja 100% o caso dessa Seleção, analisando por esse aspecto não haveria por que deixar uma das laterais sem reserva da posição.

Falando de zaga; Eu sinceramente não entendo o porque de tanta gente ficar "chocada" com a convocação de Henrique, Ex-Palmeiras, hoje no Napoli. Felipão conhece o jogador, sabe que assim como David Luiz em uma emergência ele pode jogar tanto nas laterais como na posição de 1º volante (que acho nosso ponto fraco), eu penso que na posição, Dante jogou muito mal em 2014, Dedé inexiste desde que saiu do Vasco (me desculpe a torcida Cruzeirense, mas vocês mesmo sabem que Bruno Rodrigo está melhor que ele até), Rever sumiu após o Mundial, e daí tu tens Miranda que para mim seria a melhor opção, o Luisão do Benfica que está jogando muito. Mas pensando pela cabeça do Felipão, não surpreende de forma alguma a convocação de Henrique, que é muito bom jogador também, não é nenhum pecado a sua convocação para a Copa.

Quanto aos volantes; Gente, é opinião, respeitem a minha e fiquem com a de vocês, mas eu não gosto do Luiz Gustavo, acho que é uma grande lacuna técnica que temos, a nossa saída de bola, é um jogador que tem menos qualidade que David Luiz para fazê-la, eu usaria ele como Mourinho usa, como volante e abriria a vaga de titular na zaga para Miranda, com Dante, Luisão e Gil brigando pela última vaga na zaga. Mas compreendo perfeitamente a convocação dele, ele sempre foi utilizado, a decisão do treinador é soberana e temos de respeitar. Paulinho continua sendo o grande jogador que foi, o que acontece com ele é que foi para um time pouco competitivo, como eu já alertava á época no Blog, em uma de nossas matérias mais lidas do Blog, se machucou recentemente, ficou de fora de momentos importantes do time Londrino, mas ainda nesses tempos de vacas magras ele é titularíssimo dessa seleção e pode ser a chave para a vitória. Quanto á Fernandinho, é bom jogador, é banco sim, mas de um timaço que é o City, disse no Twitter e repito, ser banco do City representa muito mais hoje do que ser titular no Wolfsburg, e Fernandinho tem menos pegada, mas pode ajudar bastante nesse defeito de qualidade de passe na saída de bola que temos com Luiz Gustavo. 

Me causa muito alívio a convocação de Hernanes, acho uma peça fundamental, penso que hoje é o único jogador capaz de substituir e dar uma alternativa de jogo em relação á Oscar, Hernanes tem um passe tão bom quanto, mas ele é bom finalizador, ele tem o recurso do drible, ele volta para recompor, comigo Hernanes brigaria forte por vaga até mesmo no time titular, mas o treinador é Felipão. Tu me perguntará: "Garcia, Cara Pálida, e o Willian?" O Willian não é exatamente um reserva de Oscar (tanto que jogaram juntos no Chelsea quase todos os jogos), ele é um meia de condução de bola, não um armador como Oscar, e como Hernanes tornou-se na Lazio, portanto é uma peça para mudar o panorama do jogo, assim como Bernard, que é mais veloz e driblador, enquanto Hulk é mais decisivo e carrega o time na base da força.

Sobre os atacantes, vamos aguardar como evolui a lesão de Jô, apesar do carinho do Felipão por Robinho creio que acabaram as chances dele, Felipão não abre mão de dois centroavantes e se Jô não tiver condições Kardec, Jonas e Luís Fabiano correm por fora, mas acho que só algo muito grave tira o centroavante do Galo da Copa. Diego Tardelli teve um grande ano de 2013, mas o ano de 2014 dele não tem sido feliz, além do fator de que ele tem jogado muito longe da área, o que pode dar uma alternativa diferente á Scolari, mas ele não quer essa alternativa diferente, ele quer dois centroavantes autênticos.


Sobre Coutinho ter ficado de fora, bola ele tinha, mas não foi testado por Felipão em momento algum e ainda é muito jovem, com certeza a próxima Copa ele terá todas as possibilidades de disputar, se mantiver o nível de atuações que tem apresentado desde que chegou ao Liverpool, é importante lembrar que na Internazionale ele nada fez. Sobre Lucas, desde que chegou ao PSG seu futebol desapareceu, e tenham certeza, houve muita pressão de marketing para a convocação, não tenho nada contra ele, é um bom menino. Mas sua não convocação prova que por mais que não confiemos na CBF, Felipão não é umm vendido, certo ou errado, seu critério é de acordo com suas convicções técnicas, fatores comerciais não influem em suas decisões.


Por fim amigos, quero tratar de algo á parte do futebol. Muitas pessoas estão com o discurso de que por fatores políticos não irão torcer para a Seleção Brasileira, esse tipo de discurso tem base, é respeitável e compreensível, e nós temos de respeitar a opinião dessas pessoas. Revolta de fato as pessoas ver um Brasil com indicadores negativos em todas as esferas do serviço público, um país que solicitou fazer a Copa e as Olimpíadas e está fracassando nitidamente na organização desta Copa, e está condenado ao fracasso na organização das Olimpíadas do Rio 16, e dinheiro vai pelo ralo, e cara de pau vai á TV e diz que os serviços são bons e que não há corrupção, que é invenção eleitoral, enfim. Tudo isso revolta as pessoas, porém da mesma forma que Patriotismo não é apenas vestir a camisa da Seleção e ser um completo alienado que vota em vermelho e azul como se fosse uma eleição do Boi Bumbá, o que um vexame em casa poderia mudar no Brasil? Nada de relevante, torcer para um time/seleção é como comemorar um gol sendo um atleta, se tu não sente esse desejo, pra que fingir, agora, achar que uma derrota solucionará nossos problemas é um protesto, é, mas que de nada adiantará se as eleições pouco depois continuarem sendo encaradas como uma farra do Boi, e as pessoas continuarem se abstendo do debate Político e dos seus direitos como cidadãos.

Desculpem o desabafo, mas é o que penso, não consigo torcer contra o meus País no Esporte, eu torço é para que a corja de canalhas instalada em todas as esferas do poder público seja aniquilada, para isso exercer a cidadania é o caminho, não tomar uma piaba de um "novo Zidane", como Sneijder nos soou na passada Copa.


Foto: Globoesporte
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours