Pessoal, este é um Papo de Torcedor INTER, em edição extraordinária, para lamentar a perda trágica neste sábado do maio camisa 9 que vi jogar no Sport Clube Internacional e que me deu as maiores alegrias em minha vida o eterno Capitão da América e do Mundial Fernandão, um dos maiores, senão o maior ídolo da história do Internacional.


Fernando Lúcio da Costa, o homem que estreou e de cara marcou o gol 1000 em Grenais, me lembro como se fosse hoje, aquele Grenal que assisti, em meio a uma grande multidão espremido, pois estava retornando de viagem e cheguei com o bar lotado e tendo que assistir o jogo pela janela, quando aos as 17 horas e 41 minutos, do dia 10 de julho, aos 34 minutos de jogo, Fernandão em uma bela cabeçada, jogada típica de sua carreira, entrou para a história.


Em 2005, após o confuso Campeonato Brasileiro, o Internacional ficou na 2ª Colocação e foi para a Libertadores 2006. Fernandão foi um dos destaques da conquista inédita naquela altura ao Internacional. Fernandão marcou naquela competição 5 gols e 7 assistências, sendo o principal deles, o gol contra o São Paulo, na partida final no Beira-Rio, no empate de 2 a 2. Foi lindo de ser ver Fernandão erguer o troféu de campeão da Libertadores da América.


Ainda em 2006, viria o épico jogo do Internacional, contra o Barcelona, no Mundial de Clubes da FIFA e Fernandão, demonstrou ser um grande líder, atuando naquela altura mais como meia no Internacional, onde me lembro de sua frase, que "abri mão de querer aparecer naquela final. Fui jogar como meia, e tive de marcar, sabia que se fizesse isso, nós tínhamos uma chance de marcar no contra-ataque". E o gol colorado veio justamente neste tipo de jogada, marcado por Gabiru, que viria a substituir Fernandão naquela partida. E ao Final ele elegeu a maior conquista colorada de todos os tempos.

 

Me lembro que foi de arrepiar, o retorno da Delegação Colorada, na chegada a Porto Alegre, quando Fernandão puxou o canto da Torcida Colorada e entoou o "Vamo, Vamo, Inter", por muito tempo usei aqueles gritos do nosso capitão, como meu despertador. 


Fernandão viria a ter mais conquistas, como a Recopa em 2007 e também os Campeonatos Gaúcho de 2005 e 2008, ao total foram 190 jogos e 77 gols, seu último jogo foi contra o Juventude, na histórica goleada de 8 a 1, na final do Gauchão 2008.

Depois Fernandão, foi para o Qatar, e ao Internacional, acabou retornando como dirigente em 2011. E em 2012, treinou o time de julho a novembro, mas acabou não tendo muito sucesso e neste ano de 2014, ele iria estar na cobertura da Copa do Mundo pelo canal Sportv, quando fomos todos surpreendidos pela sua perda trágica.


Seu último grande momento pelo Internacional, ocorreu na reinauguração do Beira-Rio, na Festa os Protagonistas, quando fez a abertura juntamente de Figueroa e D'Alessandro, e depois em seus belos relatos sobre a Libertadores e o Mundial, é um grande ídolo, que estará sempre em nossos corações.


Justamente no dia, em que estava realizando o último dia do treinamento para a Copa do Mundo, em Porto Alegre, estava no Beira-Rio, neste dia tão triste para todos os colorados, com a perda de um dos maiores de nossos ídolos, eu sinceramente gostaria muito que o Internacional, aposentasse a camisa 9, pois Fernandão é um jogador que merecia esta grande homenagem, pois será nosso eterno camisa 9.

Abraços a todos e até o próximo Papo de Torcedor INTER, aqui no Jovens Cronistas.

Compartilhe:

Mario Magalhães

Geógrafo, um riograndino que mora em Porto Alegre, Cronista do site Jovens Cronistas, responsável pelas colunas Papo de Torcedor INTER e Resumão da Rodada da Premier League.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours