Amigos de Jovens Cronistas! (Clique), aqui fazemos Cronismo Esportivo, portanto ao invés de apontar somente os problemas, procuramos elencar as soluções, nesse sentido quero lhes falar algo que pensei após a partida, quando do anúncio da lesão de Neymar, e cheguei a tal conclusão, pode haver um bom fator na lesão de Neymar, antes de me xingarem, permitam que eu explique.


Aqui nós "matamos a cobra, e mostramos a espingarda", ao contrário dos que nos tentam colocar em posição de erro insistem em dizer, nós não fazemos críticas baratas e gratuitas á Seleção, elas são frutos do que a gente enxerga nos jogos. Como disse antes da partida contra a Colômbia, o problema até então não era passar dificuldades, todos passaram, o problema é que o Brasil não tinha jogada, não colocava a bola no chão. Contra a Colômbia eu não fiz a análise, mas Victor Santos fez com brilhantismo e nela comentei que o Brasil passou dificuldades na parte final do jogo, mas que tínhamos visto o Brasil propôr o jogo, colocar a bola no chão, e conseguiu isso com a escalação de dois volantes leves, nesse sentido, penso que a perda de Neymar, pode "favorecer-nos" em relação á um defeito que sempre critiquei, a "Neymar-Dependência".

Me irritava profundamente a falta de jogadas do time, tínhamos basicamente duas jogadas até enfrentar a Colômbia; Bolas lançadas por David Luiz (sem passar pelo meio) em direção á uma das pontas, e pegar a bola e como diz o Galvão "dar no Neymar". Isso é errado, temos outros jogadores de capacidade, temos um Hulk que pode decidir com sua arrancada de finalização, Oscar finaliza bem, através de tabelas poderíamos ter a infiltração de um dos volantes se o centroavante fizer a parede, podemos colocar Willian no time que também tem jogada individual e tabela, temos de ter variação de jogo, senão fica muito "manjado", sem Neymar nosso jogo coletivo precisará crescer de forma natural, não poderemos simplesmente dar a bola em alguém e esperar que resolva tudo sozinho, se o Psicológico de time estiver focado de fato em superar a adversidade, ao invés de estar morto de medo por não ter Neymar, podemos através do jogo coletivo equilibrar as ações do jogo contra a Alemanha.

No treino Felipão testou a volta de Luiz Gustavo, nem preciso dizer o quanto discordo disso, voltaremos á ter um homem pesado no meio, a Alemanha prioriza a posse de bola, então mesmo que Fernandinho e Paulinho apoiem bem, eles estarão focados na marcação, Oscar não tem velocidade para puxar o contra-ataque, então isso caberá somente á Hulk e aos laterais, pouco demais, isso é dar campo demais para a Alemanha, isso é dar o que eles precisam para vencerem.

Como sempre eu não trago apenas o problema, trago a minha solução. Precisamos ter 11 em campo contra a Alemanha para vencer, nesse sentido eu sacaria Fred, fazem 3 anos que Hulk não joga de centroavante, mas ainda assim o escalaria nessa função, o que daria outra dinâmica ao ataque. E nada de Ramires, escalaria Hernanes na função de armação, como ele fazia na Lazio, sempre trocando de posição com Oscar e Willian. Bernard que muitos falam seria opção para a 2ª etapa em caso de desvantagem, ou de boa vantagem, falam nele como substituto ideal para Neymar, isso é desconhecimento, Neymar é completo, Bernard é um ponta, um preparador de jogadas, um velocista, precisamos de alguém assim para ser a alternativa em caso de crise, senão para quem olharemos no banco?. Manteria Maicon no time, e sobre a zaga, havia falado bastante em Henrique por não confiar em Dante, que desde que chegou no Bayern falhou demais, mas ele joga na Alemanha e é a opção sensata. Ainda assim, não mudo meu ponto de vista que levaria Henrique para a Copa e não Dante, com Miranda na minha convocação.

Por fim, quero registrar aqui meu repúdio em relação a tanta besteira que tem sido colocada em relação á Zuñiga, chegaram até a ameaçar e ofender sua filha, que idiotice, ele foi imprudente, foi. Ele merecia ser expulso, merecia, mas é isso. Foi uma jogada dura, mas que ele não imaginava destruir uma vértebra de Neymar, senão ele teria logo dado de sola. Nos anos 80 para trás era dedo no olho de cima e de baixo, pisão em tornozelo, haviam muitas jogadas totalmente fora de disputa que sequer eram vistas, quanto mais se pedia punição. Comparar ao lance de Suarez é tolice, não se usa dentes no futebol, já as pernas se usa. É lamentável perder Neymar dessa forma, mas isso pode acontecer no futebol, os leigos que querem crucificar o lateral Colombiano, a gente reprova, mas entende, afinal são leigos. Já os profissionais da imprensa e do Esporte que o fazem, são no mínimo inocentes, na maioria, levianos. Quem numa pelada nunca chegou mais forte no adversário? Mas o falso-puritanismo dá a entender que Zuñiga é o homem que veio para alejar Neymar, é melhor parar por aqui senão minha carreira acaba, melhoras a Neymar, e que bom que foi apenas idiotice essa conversa de ele jogar com infiltração, joguei em categoria de base, e sei bem que isso sim, pode acabar com uma carreira.

Participe, opine!.


Foto: AFP
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours