Quando fui gentilmente convidada pelo criador deste blog, Adriano Garcia, a me juntar à equipe de "Jovens Cronistas" imediatamente comecei a pensar em um tema para minha estreia no blog. Tendo em vista o fato de ser a única mulher da equipe de cronistas e sentindo o peso de ao menos tentar representar da melhor forma possível as mulheres amantes de futebol (a maioria de minhas escritas terão futebol como tema principal), tenho plena ciência de que além disto terei que enfrentar, ainda de que forma velada, algo já bastante conhecido por nós, mulheres: O machismo.

         Este inclusive foi um dos motivos pelos quais pensei com bastante cautela sobre o convite, mesmo já tendo em meu "currículo" participações em outros blogs de esporte também escrevendo sobre futebol, ainda que hoje saiba lidar melhor com uma crença tão absurda e retrógrada existe o receio com denúncias, xingamentos, recusas com relação às minhas escritas por parte de alguns pelo simples fato de ser mulher. Vos pergunto: Por que mulher e futebol não combinam? Quem determinou isto? Como chegaram a tal conclusão?

          Infelizmente sou obrigada a concordar com esta minoria "sócia do Clube do Bolinha" no que diz respeito ao fato de muitas mulheres não entenderem de futebol. Sendo racional, muitas mulheres torcedoras, especialmente aquelas de times com grande número de torcedores, clubes bem populares por assim "dizer" em sua grande maioria são as típicas "torcedoras modinha" que, numa busca incessante por aprovação masculina se infiltram no meio dos torcedores a fim de, basicamente, se sentirem desejadas, compartilhando fotos com camisas e bandeiras de seus times sem saber ao menos o nome de cinco jogadores que compõem seu elenco, por exemplo. Este tipo de mulher existe e em grande número mas o mal do machista é pensar que toda torcedora, amante de futebol é assim. O mal do ignorante é generalizar. Por causa desta ignorância torcedoras que admiram o esporte, estudam, se informam são frequentemente hostilizadas tanto pessoalmente quanto em redes sociais e o que mais me surpreende é que isto esteja acontecendo em pleno século XXI.

          Foi-se o tempo em que algo era exclusivo da mulher ou do homem. Mulheres lutaram e tem lutado pelo seu "lugar ao sol", buscando a igualdade entre os sexos, a valorização da mulher na sociedade e, ainda que haja certa dificuldade por parte de alguns homens em reconhecer isso, é algo que faz parte de nossa realidade atualmente. Desde questões mais relevantes até as menos relevantes hoje em dia a mulher tem um papel tão importante quanto o do homem na sociedade. Vejam bem, não quero aproveitar a oportunidade para propagar o feminismo (até porque não sou feminista), o que pretendo dizer com tudo isso é que as mulheres precisam ser mais e melhor aceitas dentro de um esporte que é a paixão nacional: o nosso futebol. Um amor que merece ser compartilhado sem distinção de raça, sexo ou o que seja, livre de preconceitos, com muito respeito.

          O que me fez aceitar o convite é me dar conta de que, felizmente, os machistas amantes de futebol são minoria. Assim como o criador deste blog, tenho outros amigos que me incentivam, me motivam a dar continuidade com este "hobbie" de escrever sobre futebol. Seria pretensioso demais de minha parte dizer que entendo muito sobre o esporte mas lhes asseguro: Sempre dou o melhor de mim nas coisas que faço por gosto e escrever sobre futebol é uma delas. E cá estou, mulher SIM, buscando agregar a equipe a fim de mostrar que mulher pode e deve falar sobre futebol!

          Sou a Deny. Mulher, corintiana e a mais nova cronista da "Jovens Cronistas" com o quadro "Olhar Feminino"!
          Dedico esta primeira postagem à Larissa Cansian, Jéssica Castilho, Viviane Araújo, Bruna Tibães, Adriana Oliveira e todas aquelas verdadeiras amantes de futebol. Seguimos na tentativa, não de provar, mas mostrar que para cada homem que diz que "mulher não entende de futebol", existem duas que entendem tanto quanto ele!
Compartilhe:

Deny Freitas

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours

  1. Parabéns Deny!! Primeiro pela forma belíssima como você escreve e segundo por falar do preconceito em emtender de futebol. Chega de hipocrisia! Parabéns mais uma vez, sucesso e estarei por aqui prestigiando o trabalho dos jovens cronistas, já que adoro uma boa leitura! Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto. Bem vinda.

    ResponderExcluir