Amigos, e todos que vivemos em função do Corinthians, quem me conhece sabe que prefiro muito mais, falar de futebol com vocês do que destas situações chatas e alheias ao Esporte, como foi a de Petros, e agora essa coisa que está sendo criada em cima de Guerrero, ainda mais as vésperas de completarmos 104 anos, onde estamos preparando algo muito especial para comemorar. Mas dada a repercussão, infelizmente a gente é obrigado à não se abster do tema, e mostrar como diz o título do texto, que não brigamos com a imagem, e que há muito mais diferenças do que similaridades nos lances dos dois atletas.


Para começar eu quero repetir aqui, que não sou idiota, e não brigo com a imagem, nossa posição no texto: E agora Petros? (Clique), (um de nossos campeões de audiência inclusive) é bastante enfática, ele errou e tem de pagar, e em sendo pena mínima, acho que foi até brando, me desculpem mas é a minha opinião, o juiz é a autoridade máxima do jogo, e certo ou errado, precisa ser respeitado, fora que foi por trás, foi um grande migué, e eu temo que a pena seja até aumentada. Porém há que separar as coisas, cada lance é um lance, e cada imagem que se tem dos lances, tem contextos completamente distintos, como explicaremos à seguir.

Antes de mais nada, havendo culpa ou não é preciso enfatizar aqui como colocado constantemente por mim e Deny Freitas, que as exacerbadas reclamações e atitudes ofensivas ao árbitro (como fazer montinho à cada 30 segundos), são provenientes do nervosismo exagerado de Mano Menezes, que não tem tido competência para fazer com que o 2º melhor time do Brasil domine as partidas, e com seu desespero, deixa os atletas nervosos e desfocados no jogo, causando prejuízo emocional ao time, a transferência de responsabilidade; Felipão transfere para o "apagão", Ney Franco diz que: "Não chuta bola", e por aí vai, qual a dificuldade das pessoas em reconhecer que um trabalho tem problemas e esforçar-se para melhorar? É muito discurso e pouca grandeza, e o time SIM, por CULPA DE MANO, entrou num espiral de olhar diferenciado da arbitragem, mas se jogarmos bola, não precisamos dela.


A imagem está péssima, mas é só para ilustrar, o vídeo já foi exibido em demasia, todos nós vimos, e nos resta avaliar o fato.

O vídeo (ao contrário do de Petros) não mostra o início da jogada que poderias caracterizar uma mudança de direção do atleta, e mais mostra que ele olhava para a bola.

Ou seja, não é possível medir intenção, com o lance incompleto, e com o ângulo de câmera. Não dá para ter certeza se foi ou não proposital, portanto, não há como condenar um acusado sem a absoluta certeza de culpa, que para mim (desculpe, e me respeite se tu discorda) se caracteriza no caso Petros. 

Portanto, se houver uma condenação neste caso, ela terá viés ideológico, terá uma pitada de; "Pô, esse Corinthians de novo!", e assim não se faz justiça.

Por fim, eu como Cronista, tenho que dizer tudo, há dois fatos que podem ser agravantes na questão Guerrero; O cotovelo em riste nas costas, isso é subjetivo e pode ser uma defesa automática, mas pode pesar caso haja intenção pra isso. E o aplauso de Mano, outra coisa subjetiva, mas que pode gerar punição à ele, (sem provas) caso haja vontade de punir, por punir.

Eu não vou julgar veículos de imprensa e comentaristas que são enfáticos em colocar uma posição de que Paolo atingiu o árbitro de forma proposital, porém sou capaz de afirmar que se eles tem tanta certeza assim, estão brigando com a imagem, por que repito, a imagem é INCONCLUSIVA, e na dúvida, qualquer Réu é inocente.

E você, o que pensa do lance, (com respeito), opine! 


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)

Imagens: Globoesporte, ESPN. 
Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours