Olá amigos do futebol Holandês! Passamos um tempo longe, mas nos reencontramos nesta segunda-feira para comentar a importante decisão de ontem: a final da Copa da Holanda!
Uma final pouco provável levando em consideração o elenco dos times. Zwolle e Groningen chegaram na final prometendo um duelo equilibrado e indefinido, que poderia ser vencido nos detalhes... exatamente como aconteceu. Depois de uma campanha que contou com a sorte de adversários pouco preparados, uma partida perfeita contra o Vitesse e uma final de oportunismo, o exército verde e branco venceu os Blauwvingers e conquistou o primeiro grande título no cenário nacional.

A Bekerfinale 2015 começou com chuva, o que só piorava o clima de tensão e ansiedade, presente nos dois lados do confronto. O Zwolle errou muitos passes no começo do jogo. Apavorado, o time se viu pressionado por duas vezes no primeiro minuto, e contou com a sorte para não sofrer o primeiro gol. Logo depois a chuva parou, junto com ela, acabou também o nervosismo e os times começaram a por em prática os planos para o grande jogo.
O Groningen veio com um esquema mais defensivo. Sempre com três jogadores na retaguarda, buscava o toque e a posse da bola, sem deixar brechas para o contra-ataque. O Zwolle se aproveitava da situação e dominava a partida, mas com pouca penetração dos atacantes, o que sobrava eram os chutes de fora da área, que não pareciam estar muito calibrados...



Após os primeiros 10 minutos de jogo não houveram grandes oportunidades de gol. Lukoki foi o primeiro a levar grande perigo à baliza de Padt, driblando dois zagueiros do Groningen de uma só vez e batendo forte de fora da área, em chute que raspou a trave adversária. Depois do lance, o ataque do Groningen acordou e começou a criar belas jogadas. Com tabelas rápidas e desmarcação igualmente eficiente, Michael de Leeuw saiu na cara de Hahn, que fechou bem o ângulo evitando o primeiro gol. De Leeuw quase teve outra oportunidade antes do fim da primeira etapa, mas Lam, melhor jogador do Zwolle no primeiro tempo, cortou o lance para a linha lateral. Richard Liesveld encerrava o primeiro tempo de um jogo até então calmo, marcado pelo fanatismo das duas torcidas, que apoiavam incessantemente os respectivos times, sem nenhum incidente como os vistos na última Bekerfinale.

O segundo tempo começou bem para o Zwolle. O time azul e branco mantinha o domínio do jogo e criava as melhores oportunidades. Aos sete minutos, Drost caiu na área após contato com o zagueiro brasileiro Eric Botteghin. Ron Jans, treinador do Zwolle, pediu desesperadamente o pênalti, que aparentemente não aconteceu e fora ignorado pelo árbitro. Pouycos minutos depois, Necid roubou a bola na intermediária e tocou para Ryan Thomas, que driblou o marcador e bateu forte. Padt mandou para escanteio. Estava caracterizada a pressão do Zwolle e o jogo aparentemente estava sob total controle dos Blauwvingers... Bem, quem disse que em algum momento um time tem controle sobre um esporte chamado futebol??

Aos 19 minutos do segundo tempo, o Groningen saia em contra ataque rápido pela esquerda. Após bola mal afastada por Broerse, Rusnák (que é jogador do Manchester City, emprestado ao Groningen) pegou o rebote na entrada da área e chutou para o gol. A bola entrou devagar no canto direito de Hahn e inaugurou o marcador no De Kuip. O Zwolle ficou assustado e começou a cometer várias faltas. Um tanto desorientado (também ciente pelo pouco tempo que lhe faltava), a equipe se desorganizou em campo, e 11 minutos depois, viu Rusnák entrar livre pelo lado esquerdo, apenas para escorar novo cruzamento e fazer o 2 a 0 real. A empolgação da torcida foi tanta que a cidade de Groningen chegou a registrar um pequeno tremor de terra, equivalente a menos de 1 grau na escala Richter!


Daí em diante todos poderiam imaginar o desfecho do jogo. O Zwolle ainda tentou, mas não levou nenhum perigo concreto. Aos poucos, a torcida Blauwvinger via o sonho do bicampeonato ir por água abaixo. Ron Jans decidiu colocar mais dois atacantes nos instantes finais. Nijland até marcou, já nos acréscimos, mas o árbitro marcou toque de mão e o atacante sequer reclamou. Não havia mais esperanças do lado azul, enquanto pelo lado verde, o que faltavam eram palavras para descrever a emoção de ver a equipe conquistar o primeiro grande título na Holanda. Equipe presente até mesmo em competições europeias com regular frequência, o Groningen fatura a KNVB Beker 2014/15, e de presente ganha uma vaga na fase de grupos da Liga Europa do ano que vem. Uma campanha avassaladora, no qual foram ao todo seis vitórias em seis jogos, incluindo as goleadas de 8 a 1 sobre o Flevo Boys, e ainda os 4 a 0 sobre o Vitesse, já nas quartas de final.

Mais uma vez a Copa da Holanda abre as portas para um clube sem grandes glórias fazer a festa. Aconteceu o mesmo no ano passado com o próprio Zwolle. Neste ano, o Groningen foi o vencedor merecido de uma competição de grandes jogos e que revela a grandeza e o quão surpreendente pode ser esse esporte chamado futebol. Parabéns ao Football Club Groningen pelo título da KNVB Beker 2014/15!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours