Amigos, Nação Corinthiana, conforme havia me comprometido ao final da temporada, aqui vamos analisar tudo o que acontece em relação ao mercado nessa pausa do futebol, analisamos fatos e não especulações, portanto estamos aqui para falar o que muda com a saída de Jadson, que infelizmente sucumbiu á oferta astronômica dos Chineses (rompendo o heroísmo que se construiu sobre ele quando recusou a proposta no meio do ano), e aproveitar para falar também um pouco sobre declarações do irreverente ex-Presidente (mas que ainda manda), Andrés Sanchez. 


Antes de tudo amigo torcedor e leitor, aqui nós somos honestos com quem nos prestigia e colocamos a verdade, como diz nosso lema. Portanto é preciso deixar claro, que quando feita a negociação nós nos opusemos, e por razões muito simples, o atleta estava encostado no rival, suas atuações passavam longe de serem convincentes, e o mais grave, cedia-se á um rival, um atleta que vale 14 Mi Euros, por mais que não houvesse mais o interesse de que Pato aqui jogasse, parecia (e até certo ponto era) maluquice ceder um atleta de tamanho valor á um rival, em troca de um atleta já além dos 30 anos. Mas temos Tite, um cara que além de muita inteligência tática, sabe lidar, sabe dar confiança á um grupo e fazer com que jogadores com talento, mas que há muito não vinham bem, possam ser decisivos, e foi o que aconteceu com o camisa 10.

Não cansamos de dizer aqui que a grande virtude do time em 2015 foi a qualidade do meio, é claro que no futebol atual, já não é mais necessário o "10 tradicional", poucas equipes no mundo o tem, inclusive as principais do planeta, afinal, quem é o "10 tradicional" no Bayern? Mas o Corinthians recuperou Jadson e ganhou com isso um magnífico plus, um jogador decisivo, no último passe, na bola parada, na finalização de fora, e um jogador que além de toda essa técnica, conseguia se doar para o time jogando pelo lado direito, fora de sua característica, inclusive participando da recomposição. Se pouquíssimos times tem esse 10 (inclusive nosso adversário direto, o Galo não tinha um jogador com essa característica), é evidente, e o que vimos no Brasileiro mostra isso, que ter esse jogador "á moda antiga" na meia foi fundamental para que o Corinthians se diferenciasse dos adversários, porém acabou, Renato Augusto é um fenomenal jogador, mas sua função no time é muito mais de carregar o time pro ataque, sua técnica é inquestionável, mas a característica de jogo é diferente, ele vai resolver muito mais na jogada individual e na tabela curta, do que numa grandiosa enfiada de bola.

Sobre quem possa substituí-lo, a primeira peça que nos vem a mente é Danilo, ele é (foi) um jogador de muita qualidade, técnica absurda, visão, um jogador longe da maior mobilidade, mas que com um movimento era capaz de quebrar uma defesa, mas talvez seja inviável fisicamente sua titularidade na maioria das partidas, ainda olhando para o que já temos no elenco, uma boa opção é Rodriguinho alternar com Elias essa função de chegar de trás e estar mais na meia ou Bruno Henrique entrar no time e soltar Elias para a meia, mas as duas situações mexeriam no 4-1-4-1 consagrado de Tite. Para manter essa formação existem no grupo ainda peças como Romero, que como centroavante é uma nulidade, mas pela ponta mostrou qualidade nessa reta final do campeonato, foi destaque, não pela técnica, mas por sua velocidade e vontade, Rildo volta e pode também brigar, tem um pouco mais de técnica que o Paraguaio. Chega ao time Alan Mineiro, que fez uma boa temporada no Bragantino com 12 gols na Série B, artilheiro do time, mas é um jogador que até hoje atuou no interior do Brasil somente (além de curtas passagens pelo futebol do Japão, e por aquele Guarani), e sabemos que jogar no Corinthians é diferente e que nem todo mundo é Paulinho, aliás, Lincom vindo também do Bragantino não conseguiu obter oportunidades, mesmo com o déficit que tínhamos no ataque. Por fim, o em destaque na foto, Marlone já está confirmado, é jovem, tem apenas 23 anos, é um jogador que apareceu relativamente bem no Vasco e foi para o Cruzeiro com boa expectativa, mas não rendeu, e acabou indo parar no Sport, lá o seu futebol apareceu bem, vimos isso contra nós, e ao longo de todo o campeonato, porém é um jogador que chega para a composição de grupo, e não tem (diferente do que mancheteiros tresloucados dizem) as características de Jadson, se fosse ser feita uma comparação ele estaria muito mais para Elias, Rodriguinho ou até Renato Augusto, a lacuna pode ser suprida por ele sim, mas não sob a mesma característica.

O fato é que é uma perda muito sentida, porém não dava pra esperar diferente, em termos financeiros era esse o caminho para Jadson, se entendermos carreira como finanças também, mas se entendermos carreira como a possibilidade de tu ser o camisa 10 de um clube com a torcida que tem, com o técnico que tem, e na condição disparada de melhor time do Brasil, aí já é uma decisão mais questionável. Mas devemos passar por cima disso e agradecer á Jadson pelos serviços prestados, não é fácil vestir a camisa 10 de um clube como o Corinthians e conseguir a importância que ele teve, que o dinheiro lhe seja útil.


Duas pinceladas rápidas; Discordo da contratação (se ocorrer) de Paulinho (atacante do Flamengo), apareceu até que bem no time Carioca, mas depois caiu bastante de rendimento, é um jogador que não parece ter nada além para oferecer, tal qual os que já temos no grupo, para a posição o Corinthians precisa de soluções, e não composição mera de grupo, já temos peças e base para tal.

E em relação á Andrés Sanchez, que se engana o amigo que pensar que é de hoje que ele tem essa opinião de que disputar a Libertadores é mais glamour do que ganho, e até o contrário, que rende prejuízo. A opinião é correta, mas daí á propôr que o time saia da Libertadores é pura bravata, essa é uma decisão impossível de tomar, o grande anseio do clube Sul-Americano é vencer a Libertadores, com esse tipo de atitude ele só instiga algo que não gostaria, que é os adversários "tirando sarro" do clube. E cabe uma pergunta; A Arena é fantástica, é nossa casa, é linda, mas sabe-se que custou um valor (na construção) além da realidade e que onera duramente o clube, e esse prejuízo? 


Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours