Olá amantes do futebol holandês! Voltamos nessa semana com a análise da 23ª rodada da Eredivisie, que teve mudança na parte de baixo da tabela, as vitórias dos líderes e mais uma derrota do Feyenoord, que alcançou um recorde negativo inédito na história dos grandes holandeses, além de muitos, muitos gols! Acompanhe conosco o que de melhor aconteceu na 23ª jornada do campeonato holandês:




Heracles Almelo 3 x 6 AZ Alkmaar

Depois de assumir o terceiro lugar na tabela de classificação na última rodada, o Heracles recebeu em casa o AZ Alkmaar, ainda 100% em 2016. A partida recheada de gols não poderia começar de outra forma a não ser com chances para ambos os lados. Quem saiu na frente foi o AZ, com Janssen aproveitando a falha no recuo de bola e tocando para o fundo do gol. A equipe de Alkmaar logo teve boas chances para aumentar o marcador, mas Jahanbakhsh falhou no arremate. O Heracles errava passes e com mais posse de bola, o AZ levava mais perigo. Aos 32 minutos, Dos Santos sofreu pênalti, Henriksen bateu bem e aumentou a vantagem. Logo na saída de bola, o time de Alkmaar roubou a posse no campo de ataque, e numa bela triangulação, Dos Santos deixou Van Overeem na cara do gol, pra tocar na saída do goleiro, 3 a 0! O Heracles finalmente reagiu e apostou nos chutes longos. A tentativa deu resultado logo aos 39 minutos, com Bruns que marcou um belo gol, elevando a moral do time da casa para o segundo tempo.
O segundo tempo começou bem jogado, com chances para ambos os lados. Se expondo mais, era o Heracles que levava mais perigo, porém parava na boa atuação de Rochet. Num rebote após cobrança de escanteio, Jahanbakhsh pegou de primeira de fora da área, o goleiro Castro não chegou nela e o AZ freava a reação dos adversários com o 4 a 1. Bem, era o que todos imaginavam.

Apenas três minutos depois, Fledderus marcou o segundo do time de Almelo. Depois foi a vez de Weghorst deixar o seu, 4 a 3 numa partida que ainda parecia reservar muitas emoções!

O Heracles então parou de criar chances perigosas. Concentrado, o AZ queria manter a vantagem, e conseguiu até mais, graças a Bruns que desviou a bola na cobrança de escanteio, enganando Castro e marcando o gol contra, 5 a 3. Pouco depois em mais um cruzamento na área, Rienstra tocou forte de cabeça, fechando o largo placar no Polman Stadion!

Com a vitória, o AZ alcança seis vitórias em seis jogos no segundo turno da Eredivisie! A equipe de Van den Brom não foi perfeita, deixando espaços para o adversários trabalhar a bola e rematar a gol, porém teve uma grande eficiência no ataque, aproveitando o mau dia da defesa do Heracles. A vitória contra um adversário direto na luta pela Europa League credencia ainda mais o time de Alkmaar como a grande surpresa de 2016, e embaralha ainda mais a emocionante corrida por uma vaga na UEL.

Vitesse 3 x 0 Heerenveen

Voltando a jogar em casa e depois de fracas exibições, o Vitesse tinha pela frente o Heerenveen, equipe que buscava uma vitória para se recuperar no campeonato após o revés sofrido na última rodada diante do Twente. Com o apoio da torcida, o Vitesse conseguia criar suas principais chances de gol através da velocidade de seu ataque, e foi num desses lances que o marcador foi aberto. Cruzamento rasteiro da direita para Oliynyk livre desviar para o fundo do gol de Mulder, 1 a 0 Vitesse. O time visitante não conseguiu se acertar, e para piorar, Kazaishvili escapou da marcação e tocou na saída do goleiro para aumentar a vantagem dos mandantes, tudo isso ainda no primeiro tempo.

Em noite inspirada, Kazaishvili ainda teria tempo para marcar mais um, de pênalti logo aos oito minutos da segunda etapa. Com uma boa vantagem já construída, o Vitesse apenas controlou o jogo, e se deu ao luxo até de promover alguns testes, como a estreia do seu mais novo reforço, o chinês Zhang Yuning de apenas 19 anos.

Em meio a disputa pelas vagas na Europa League, cada ponto é importantíssimo para o Vitesse, e os três conquistados neste sábado reaproximaram a equipe dos primeiros lugares. Na sexta posição e com 36 pontos, o time de Arnhem está apenas dois pontos distante do terceiro lugar, mas muito próxima de sair do grupo dos sete primeiros. Rob Maas tem agora a missão de espantar a fama de cavalo paraguaio do Vitesse e encontrar o estilo de jogo ideal para a equipe, algo próximo do que foi apresentado diante do Heerenveen, que de momento está longe da disputa por uma vaga nas competições europeias, mas já mostrou que pode dar muito trabalho.

Groningen 1 x 2 Ajax

Vice-líder da Eredivisie e perseguidor implacável do PSV, o Ajax foi até Groningen para encarar a equipe local, que ainda tem expectativas de alcançar uma vaga na Europa League. A partida começou bastante equilibrada, e ambas as equipes tiveram chances de abrir o marcador no primeiro tempo. Drost teve boas chances dentro da área adversária, mas não conseguiu acertar a pontaria. Pelo lado do Ajax, Schöne teve boas oportunidades no lado direito do ataque dos Amsterdammers, mas Padt era seguro quando necessário, mantendo o jogo em 0 a 0.

O segundo tempo começou também muito equilibrado. Com os dois times acertando as marcações. Não dando espaços, parecia difícil tirar o zero do marcador. Aos 15 minutos da segunda metade, boa jogada pelo lado esquerdo do ataque do Ajax, cruzamento perigoso para a pequena área e ninguém toca, sobrando para El Ghazi que bateu forte para fazer o 1 a 0. Dez minutos depois, dividida na grande área e o árbitro marca pênalti a favor do Ajax. Schöne fez boa cobrança e aumentou a vantagem dos visitantes, 2 a 0.

 O Groningen arriscou colocando mais atacantes em campo, mas Hoesen perdeu grande chance nos minutos finais. O jogador ainda se redimiria, marcando um belo gol de falta já nos acréscimos, porém era tarde demais.

A vitória por 2 a 1 não foi das mais convincentes para o torcedor do Ajax. Mesmo jogando contra um adversário longe da briga pelo título, o time enfrentou algumas dificuldades na criação das jogadas. Porém, o bom ataque da equipe vem decidindo os jogos e garantindo os importantes pontos na luta pelo prato de prata.

Excelsior 2 x 4 ADO Den Haag


Pressionado por uma vitória que não vem desde o início de novembro de 2015, o Excelsior recebeu em casa o ADO Den Haag, que busca fazer um campeonato mais consistente e alcançar um lugar mais próximo da zona de classificação para a Europa League. Melhor no jogo, os visitantes abriram o placar logo aos nove minutos, com Jansen. O Excelsior não demorou muito para chegar ao empate. Van Weert se antecipou e desviou o cruzamento da esquerda, aos 25 do primeiro tempo.

Após o empate, o time do Excelsior continuou arriscando, tentando o gol da virada. Sem conseguir criar chances, a equipe deu preferência aos chutes de fora da área, mas não acertou a pontaria. O ADO Den Haag quase marcou após falha da defesa adversária, mas Havenaar pegou mal na bola e isolou a chance.

Depois de um começo de segundo tempo mais truncado, o Excelsior aproveitou o contra-ataque para virar a partida. Elbers ajeitou o cruzamento para Van Weert, que colocou no ângulo do goleiro Hansen, 2 a 1.

Perdendo a partida, Henk Fräser resolveu promover a estreia do garoto Dennis van der Heijden, atacante de apenas 18 anos. Com apenas dois minutos em campo, Van der Heijden encheu o pé após cruzamento da direita e estufou a rede do Excelsior, marcando o belo gol do empate.

Ciente de que só a vitória seria um bom resultado, o Excelsior partiu para o ataque tentando pressionar o adversário nos minutos finais. Porém, em rápida jogada de contra-ataque, Havenaar tocou de cabeça para Van der Heijden, que bateu forte na saída do goleiro, virando a partida no Woudestein! Para sacramentar a vitória, Havenaar marcou de cabeça já aos 44 minutos da segunda metade, levando o time de Haia aos 30 pontos na tabela de classificação. Uma boa posição para a equipe, especialmente se considerarmos o equilíbrio do campeonato. Tanto o ADO como o Heerenveen (11º colocado) tem sim boas chances de alcançarem as primeiras posições e brigarem por uma vaga na Europa League.

PEC Zwolle 3 x 1 Feyenoord


Depois de seis derrotas seguidas, o Feyenoord viajou até Zwolle para encarar o PEC, há quatro partidas sem vencer e com quase metade de sua equipe titular lesionada. Jogo fácil para os Rotterdammers? De forma alguma. O Zwolle começou melhor, criando mais ocasiões e ameaçando o goleiro Vermeer. Logo aos 15 minutos, Veldwijk disparou após grande passe de Brama, e tocou na saída do goleiro, abrindo o marcador no IJsseldelta. O time da casa continuou levando perigo e quase fez mais um, mas o chute de Menig parou na trave. Afobado, o Feyenoord se descuidava das marcações, deixava espaços e não conseguia trocar passes, um retrato da fase atual da equipe. O time porém conseguiu o gol do empate, Van Beek desviou o escanteio, deixando tudo igual ao final do primeiro tempo.
Logo no início da segunda metade, o Zwolle voltou à frente no placar. Veldwijk passou pelos zagueiros e bateu forte, marcando seu segundo gol no jogo! Aos 13 minutos, Van Bronckhorst resolveu colocar Elia no jogo, deixando a equipe mais rápida.

 O time criou grandes chances com Kuyt e Basaçikoglu, mas novamente não teve calma para definir o lance. Aos 42 minutos, Ehizibue perdeu a chance de definir a partida em favor do Zwolle, num dos lances mais bizarros do jogo! Mas o ala acabou tendo nova chance de se redimir. Veldwijk novamente partiu em velocidade, esperou a aproximação do companheiro e tocou para Ehizibue, novamente sozinho e sem goleiro. Dessa vez Kingsley não falhou e definiu o marcador em Zwolle, 3 a 1 para os donos da casa.

A vitória reaproxima os zwollenaren da zona de classificação para a Liga Europa, porém ainda ocupando o décimo lugar na tabela. O Feyenoord vive uma das piores crises dos últimos anos! O time é o primeiro dos três grandes da Holanda a alcançar a marca de sete derrotas seguidas em toda a história! A equipe de Gio já ocupa o sexto lugar, a apenas um ponto de sair de vez da zona de classificação para a UEL! O técnico precisa aprender a controlar a equipe, especialmente nos momentos decisivos do jogo. A liderança de Kuyt dentro de campo já não aparece mais, deixando os jogadores "perdidos" e consequentemente, sem calma para trabalhar e definir as jogadas. A vaga na Champions League já é missão impossível, mas o Feyenoord tem totais condições de conquistar o terceiro lugar do campeonato. O elenco é bom, precisa de confiança e liderança, duas coisas que estão em falta no De Kuip.

N.E.C. 0 x 3 PSV


Mais um clube lutando por uma vaga na UEL, o N.E.C. recebeu o PSV que precisava vencer para manter a liderança da Eredivsie. Com mais posse de bola, o PSV criava mais jogadas no início da partida. O primeiro gol veio cedo, aos 16 minutos, após boa roubada de bola, Willems cruzou na cabeça de Luuk de Jong, que abriu o placar no Goffertstadion. Sem conseguir criar jogadas de perigo, o N.E.C. continuava a ser pressionado pelo PSV. Arias quase marcou para o PSV aos 28 minutos, Jones fez boa defesa. Sem o artilheiro Cristian Santos, a dupla de ataque Sleegers e Limbombe só ameaçou no fim do primeiro tempo, porém Zoet esteve atento e parou o fraco chute de Sleegers.


O PSV seguiu pressionando na segunda etapa. Locadia teve duas grandes chances antes dos dez minutos de jogo, mas esbarrou na grande atuação de Brad Jones. O goleiro porém não conseguiu parar o cabeceio a queima roupa do atacante, aos 21 minutos de jogo, 2 a 0 PSV.


O time de Eindhoven seguiu dominando a partida, e numa bela jogada, Van Ginkel fechou o placar aos 30 minutos, 3 a 0.

Mais uma grande atuação técnica e tática do time comandado por Philip Cocu. O grande jogo diante do N.E.C. (uma das surpresas da Eredivisie) na casa do adversário só eleva o nível de confiança dos jogadores, que cumprem seu papel tático determinado pelo técnico e são efetivos nas finalizações e na criação de jogadas. Um time pronto para ser campeão, que vive sua melhor fase num dos momentos cruciais do campeonato.

Outros resultados:
Cambuur 0 x 2 Utrecht
Willem II 0 x 0 De Graafschap
Roda JC 0 x 1 Twente

Destacamos ainda a boa recuperação do Twente, que já leva três vitórias seguidas e ocupa o 13º lugar no campeonato, seis pontos à frente da zona da Nacompetitie. Outro grande momento do fim de semana foi o Graafschap, que deixou a lanterna do campeonato depois de 21 rodadas seguidas! Lembrando que na Eredivisie, apenas o último colocado é rebaixado diretamente, enquanto o penúltimo e o antepenúltimo disputam a Nacompetitie, um mini-torneio contra equipes da Jupiler League.

Confira a classificação da Eredivisie após 23 rodadas:
Fonte: Soccerway
A Eredivisie volta no próximo fim de semana e você não perde nada aqui no Jovens Cronistas. Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro que tudo que acontece no blog (clique aqui). Um abraço e até a próxima!

Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours