Olá fãs da Fórmula 1! Estamos de volta no dia que marcou o encerramento da temporada 2016 da categoria, a mais longa de toda a sua história. No travado circuito de Abu Dhabi, Lewis Hamilton e Nico Rosberg entraram em cena pela última vez do ano, e numa das corridas mais tensas da temporada, Hamilton ganhou, porém, viu o companheiro sair como o grande vencedor da noite, conquistando o primeiro título mundial de sua carreira na Fórmula 1. Acompanhe conosco a crônica do verdadeiro thriller que foi o encerramento da temporada 2016 da Fórmula 1.


O momento mais aguardado do fim de semana acabou sem grandes emoções. Largada tranquila para o GP dos Emirados Árabes Unidos, com Hamilton mantendo a ponta e Rosberg sem ser atacado. Largando mais atrás, Verstappen não tracionou bem e ainda por cima tocou numa Force India, rodando na primeira curva e despencando para o fim do grid. Destaque para o bom pulo de Kimi Räikkönen, que assumiu o terceiro posto,seguido por Ricciardo e Vettel.

Exceto pelas ultrapassagens de Verstappen, a corrida seguiu morna em seu princípio. Despedindo-se da F1 a exemplo de Felipe Massa, Jenson Button teve um péssimo fim de semana, que acabou logo na 10ª volta com uma falha na suspensão. Infelizmente, um fim de carreira um tanto melancólico para um ex-campeão do mundo.

O alto desgaste dos pneus supermacios forçou Ricciardo a trocar de estratégia já na primeira rodada de pits. Com isso, dos cinco primeiros colocados da prova, apenas Verstappen permanecia com os pneus supermacios. Hamilton liderava com o holandês em segundo; em terceiro (e no encalço de Max) vinha Rosberg. No quarto lugar, Räikkönen não conseguia acompanhar o ritmo dos ponteiros, e além de ver Rosberg se distanciar, começava a ser pressionado por Ricciardo e Vettel.

Quando Max começou a perder rendimento, Rosberg viu a oportunidade de ultrapassar o rival, e o fez em uma bela manobra após a grande reta do circuito. Na segunda posição, Rosberg apertou o passo - sem arriscar muito - para encostar em Hamilton. O inglês adotara a estratégia de segurar o pelotão, esperando que as Red Bull pudessem ameaçar o companheiro. Começavam aí as tensões da noite árabe...

Max parou, e com pneus novos tirava mais de um segundo por volta para Lewis. A equipe Mercedes chamou ambos os pilotos para os boxes, e consegui devolvê-los em posições seguras na pista, porém atrás de Sebastian Vettel, que liderava com uma parada a menos. A Ferrari ousou na estratégia, e finalmente acertou! Seb cuidou bem dos pneus e conseguiu levá-los até a volta 40, podendo então voltar à pista com compostos supermacios, muito mais velozes.

Vettel accuses Hamilton of
Enquanto isso, Hamilton seguia num ritmo aquém do que poderia, segurando Nico Rosberg e provocando a aproximação tanto de Max Verstappen como de Sebastian Vettel. A equipe pressionou a estratégia de Lewis, que colocava até mesmo a vitória do inglês em jogo. O 'climão' estava criado, e nas últimas cinco voltas, o campeonato ainda estava em aberto!

E como em um filme de suspense, a indecisão foi até a última curva! Vettel passou Verstappen e pressionou Rosberg, enquanto Hamilton quase estacionava à frente de Nico. No fim, os poucos pontos de ultrapassagem em Yas Marina acabaram por frear qualquer tentativa do ferrarista, que terminou o conturbado ano com um excelente pódio. Vitória amarga de Lewis Hamilton, com o campeão mundial Nico Rosberg em segundo!

Um título justo para o piloto alemão, que apesar de não ser brilhante como o companheiro, foi extremamente competitivo, muito mais do que em 2014 ou 2015. Contabilizou excelentes provas, conquistou uma boa vantagem e soube administrá-la, levando o campeonato com inteligência. Uma temporada de redenção para um piloto que vinha sendo fortemente criticado justamente por não fazer frente à Hamilton. Rosberg pode agora afirmar seu verdadeiro valor, e 'de quebra', tornar-se o terceiro piloto alemão da história a conquistar o mundial de Fórmula 1, juntamente com a lenda Michael Schumacher e o grande Sebastian Vettel.

Confira a classificação do GP dos Emirados Árabes Unidos:
Resultado GP de Abu Dhabi (Foto: Reprodução)

Acabou! Encerrou-se o ciclo de 21 corridas. A Fórmula 1 agora "descansa" por quatro meses e volta dia 26 de março de 2017, para a estreia da novíssima temporada em Melbourne, Austrália. Mudanças na parte aerodinâmica e nos pneus prometem chacoalhar a categoria novamente, e o panorama é interessante para quem gosta de competitividade. A Red Bull promete ameaçar a Mercedes, enquanto McLaren e Renault podem voltar forte para, quem sabe, fazer frente à Williams e Force India, ou até à própria Ferrari! Um ano novo, com um novo cenário e novas parcerias. A Fórmula 1 tem tudo para ter um 2017 com brigas, ultrapassagens e o show que todo amante de velocidade quer assistir!

E nós esperamos você! Siga nos acompanhando pelo Facebook ou pelo Twitter. Um forte abraço, boas festas e até 2017!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours