Você que nas últimas temporadas se acostumou a acompanhar aqui o melhor das rodadas de Champions e Europa League conosco, mas sabem como é, trabalho, faculdade, não temos o quadro completo. Ficou difícil fazer essa cobertura, mas, de forma um tanto quanto "improvisada" começamos essa cobertura do mata-mata neste tempo "livre" que conseguimos, e com a reta final chegando, vamos voltar a dar a nossa cara (há quem goste, há quem se incomode) única a cobertura dessas competições.


Muitas situações ficaram bem encaminhadas, com, na maioria, os "favoritos" saindo na frente. Mas, há "surpresas" significativas, claro que a maior delas é o PSG. 


Em PSG 4 x 0 Barcelona, os catalães foram completamente dominados, parecia que as camisas (com todo respeito a do PSG e seus torcedores) haviam se invertido. O PSG foi com força tática, técnica e psíquica pro jogo, o Barça talvez, (é complicado determinar isso, corre-se o risco de tirar o mérito do vencedor e/ou cometer grave injustiça com o derrotado) tenha entrado um tanto mais relaxado ao ver que jogaria contra um tradicional "freguês". Mas o que se viu foi um "Nó Tático" (sim, em 2017 é complicado usar esse termo, mas remanesço da "velha guarda") de Unai Emery sobre Luís Enrique (o que aliás, não o descredencia como técnico do Barça, nem invalida o trabalho que fez e faz) além de uma atuação exemplar de Draxler e todo time parisiense, ante um Barça incrédulo, estupefacto, que teve (creiam) em Neymar uma figura solitária. Alternativo, ainda mais analisando que o momento do nosso craque é muito melhor fora, do que dentro do gramados (ok, ok!).

Acho muito difícil uma reversão do placar no sentido de CLASSIFICAÇÃO para o Barça, é claro que jamais se pode desacreditar do "time do milênio" (DESTE milênio), mas a missão é muito dura, quase impossível. Eu projeto uma vitória por até dois gols de diferença para o time de Luís Enrique na volta, ou seja, os franceses na minha ótica, se tudo correr dentro da "normalidade" estarão nas quartas.


Em Portugal, o placar de 1 x 0 do Benfica ante o Borussia Dortmund tem cheiro de insuficiente, mas foi importante. O Benfica cada vez mais se consolida como dominante no cenário local. Enquanto o Dortmund vive momentos de instabilidade com Tuchel (Na minha visão não por sua culpa, e sim pelo domínio do Bayern que literalmente DEPENA - em material humano - o time aurinegro temporada após temporada, não há time que aguente) apesar de ter um melhor material humano. O Dortmund é um time com vocação de muitos gols e reversão de placares até mais difíceis, mas é aquilo, se há um momento onde o Benfica pode, mesmo tecnicamente inferior, tentar usar essa mínima vantagem pra passar de fase, o momento é esse.


O Bayern "resolveu a vida" metendo 5 x 1 no Arsenal, com todo respeito e carinho que merecem os Gunners, mas é impossível imaginar que este time e sobretudo ESTA MENTALIDADE de Wenger vão reverter um resultado de tamanha expressão. Resta saber ATÉ QUANDO, sóse vai pensar em NEGÓCIOS no Emirates. Até quando o torcedor terá de aguentar essa mentalidade derrotista? (Não que fosse vencer, que o resultado teria de ser invertido, o Bayern ERA FAVORITO, mas não tanto). Uma coisa é certa, "mais VINTE ANOS" o torcedor não aguenta.


Finalizando a primeira metade dessas oitavas da Champions League, tivemos um jogaço, Real Madrid 3 x 1 Napoli. Um jogo onde o placar pode enganar, o mais desavisado ou PRECONCEITUOSO mesmo, pode dizer que, com todo respeito: "O Napoli foi pro Real o que é para a Juve". Se tu fores um acéfalo que só analisa resultado sim, realmente, o Napoli PERDEU para o time merengue no Bernabeu, mas de forma extremamente honrosa, "caindo de pé" como dizem os mais antigos.

Eu tenho o prazer de reportar para o nosso público a temporada do Calcio com enorme audiência há quase uma década (Quase quatro anos nesse projeto) e nesse renascimento do Napoli, mesmo se ressentindo da ausência de uma presença de área letal, o time talvez (na minha visão nem "talvez" cabe) vive o seu melhor momento nesses anos de crescimento de competitividade. O Real só virou e estabeleceu uma vantagem "segura", por ter feito um jogo "perfeito", do contrário o Napoli poderia ter "surpreendido" lá dentro. É claro que a missão é muito difícil, o Real está com 19 dedos nas quartas. Mas uma coisa é certa, veremos mais um espetáculo no San Paolo, com o Napoli mais uma vez fazendo uma exibição digna do futebol Italiano. Sobre o Real, já dito que a exibição foi cirúrgica, mas que gol "espírita" foi esse do Casemiro, o torcedor Tricolor Paulista deve lamentar bastante a forma como este deixou o clube.




Em relação a Europa League, cabe destacar o tropeço (mesmo fora é tropeço, SIM, dada a diferença de expressão, finanças e material humano dos times) do Tottenham ante o Gent. A quase intransponível vantagem do Lyon ante o AZ construída fora de casa. Também fora da casa a Fiorentina carrega um 1 x 0 importantíssimo ante o M'GladBach, que vive um momento de recuperação na temporada. Outro surpreendente triunfo belga foi o 2 x 0 do Anderlecht em casa ante o Zenit. 

United (Do Mourinho que "like win" quem não?) e Schalke conquistaram ótimas vantagens por 3 x 0, a dos alemães fora de casa. Mas não mais acachapantes e significativas que a que a Roma construiu fora de casa ante o ex time de Pato (Não o da FIESP, mas talvez "pense" menos que este) p Villarreal fora de casa, bastante bipolar este time de Spalletti, vejamos se o "credenciamento" conquistado com essa goleada consolida o time como um dos maiores favoritos ao título, nas próximas fases, por que esta, modestamente, já foi, salvo se o Submarino Amarelo tiver um dia de Guarani.



É isso, participem, concordem, cornetem, sempre de forma civilizada!




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours