Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.






26ª Semana De efemérides importantes à muito Trabalho Novo pela Folha







Nos dicionários, o termo “efeméride” é definido como data ou momento em que se lembra algo importante. Nesta semana, tanto a segunda-feira (26) como a quarta-feira (28) foram dias dedicados a causas que merecem mais atenção. Na segunda-feira (26), Dia Mundial de Combate às Drogas¸ a Prefeitura, devido as últimas ações, muitas desesperadas, na Região da Cracolândia, lembrou-se da data e lançou um filme publicitário evidenciando o mal do crack, em específico.  O enredo é interpretado por um rapaz em uma exposição de fotos pessoais que contam momentos de sua vida. Ao final, o rapaz se depara com um espelho que evidencia sua fisionomia cansada e sem esperança. A campanha está sendo veiculada pelas emissoras de TV da capital. A efeméride, na quarta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBT, tanto a Prefeitura como seu mandatário, Dória, nada pronunciaram.


A semana foi cansativa para o prefeito. Cansativa em muitos sentidos. Dória esteve em suas, já conhecidas, palestras, viajou à Brasília para se encontrar com os presidentes do Congresso, deputado Rodrigo Maia pela Câmara dos Deputados e Eunício Oliveira pelo Senado Federal, e num encontro com tucanos, muitos do baixo clero, sem muita representatividade,  ele defendeu o apoio as Reformas do Governo Federal. Enquanto Dória estava por lá, a política municipal fervia com a votação e aprovação da 1ª venda do prefeito à iniciativa privada, na Câmara dos Vereadores.  O legislativo municipal decidiu por aprovar o projeto de concessão do Estádio e Complexo poliesportivo do Pacaembu para empresas da iniciativa privada. A Câmara aprovou pelo placar de 37 a 10 votos, a 1ª de 2 votações que este projeto deve ter. O prefeito esteve em Brasília na quarta-feira (28).


Um dia antes, na terça-feira (27), Dória esteve nas redes falando sobre o Trabalho Novo. Segundo o prefeito, o programa ganhou mais uma empresa parceira que oferecerá 4 mil vagas de empregos para as pessoas em situação de rua. Um dia antes, na segunda (26) pela manhã, a Folha de S. Paulo¸ publicou uma reportagem contando a história de Wlademir Delvechio, 33, morador de rua pós Trabalho Novo. Ele, de acordo com a Folha¸ passou pelos processos do programa de emprego para moradores em situação de rua da Prefeitura, o Trabalho Novo¸ e não deu muito certo. Wlademir conta que, mesmo com todo aporte do programa, ainda é difícil se aceito pelas empresas. Ele, após ter feito cursos e terapia, optou por voltar à sua morada sob o Minhocão, no Centro. 


Há 30 anos, Dória era presidente da EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo), uma espécie de garoto propaganda do turismo local. Esta semana, alguns meios de comunicação independentes divulgaram uma entrevista dada pelo prefeito a revista Agropecuária Tropical, edição Setembro/Outubro, em que ele reforça o apoio, acredite, a seca e as condições, à época, desumanas do nordeste como chamariz e atração para turistas do Centro-Sul do País. “Os moradores do Sul do país poderiam conhecer de perto a seca, uma vez que eles só conheciam a seca através da imprensa”. Este fato deu o que falar à época. Jornais como O Globo e Estadão deram ênfase em suas muitas reportagens sobre o assunto. Hoje, o bom trabalho jornalístico de escavar o passado de um, cada vez mais, possível candidato a algo no próximo ano, não fez muito alarde e o, hoje, prefeito João Dória preferiu não comentar. 


Sobre 2018, para o deputado federal pelo PSOL de São Paulo, Ivan Valente, Dória apoia as Reformas e Temer de olho em apoio do PMDB ano que vem.   


Na quinta-feira (29), o retorno do Olho no Olho marcou o Facebook do prefeito. Desta vez, o programa que ficou sem exibição por 2 semanas, desde Fernando & Sorocaba na 23ª Semana, voltou com a presença de Benê Barbosa, um ESPECIALISTA, classe pela qual o prefeito dizia não ter muito afeto, na área de segurança pública.    


Na sexta (30), Dória amanheceu comemorando uma reportagem da Folha sobre a conquista de um ex-morador de rua pelo Trabalho Novo. Diferente de Wlademir, do 3º parágrafo, João Alexandre, entrevistado da Folha¸ conseguiu se reorganizar com o auxilio do programa da Prefeitura.      


Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours