Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.


30ª Semana De terra de Mao a retrato chinês





Estando do outro lado do Planeta, Dória participou de encontros e reuniões com representantes de bancos e empresas chinesas. O prefeito passeou pela China, esteve na grande Muralha, mas, sem muita transparência, não especificou a razão de ter ido à China. Falam por aí que ele viajou por conta do “mico” envolvendo a jogadora de basquete Magic Paula. Semana passada, Dória anunciou que a jogadora seria madrinha de uma ação, a construção de quadras de basquete, pela Prefeitura, sem tê-la comunicado. Bem parecido com as muitas doações, apontadas na 22ª Semana, anunciadas pelo prefeito sem o conhecimento dos possíveis doadores.    


Enquanto isso, a cidade segue com os seus muitos problemas e, por que não, questionamentos à administração de João Dória. A uma semana das alterações no Passe Livre Estudantil entrarem em vigor, muito se discute se a abertura de processo licitatório no sistema de ônibus da cidade já não traria um déficit menor a Prefeitura. Para o prefeito, as regulações no Passe Livre Estudantil trará uma economia de R$ 70 milhões para a Prefeitura. Mas será que o contrato emergencial, com seus custos, que tem gerido o sistema há quase dois anos, não é o cerne do problema? A secretaria de transportes da Prefeitura diz que iniciará o processo de licitação no 2º semestre. Ora, como cortar ou “reduzir” antes mesmo do processo oficial?


 A falta de gestão ainda se estende aos semáforos da cidade. De acordo com a Globo News, o número de semáforos quebrados sofreu um aumento de 81% no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período no ano passado.


O prefeito ainda ficou de fora das audiências públicas sobre o programa de concessões (o qual ele vendeu maciçamente em território chinês), na Câmara dos Vereadores. Durante toda a semana, vereadores e moradores discutiram como se darão o repasse da administração de parques e praças, mercados municipais, sistema do Bilhete Único, espaços para eventos, compartilhamento de bicicletas e pátios de estacionamento, para a iniciativa privada. A prefeitura diz que, se aprovado, o programa de desestatização gerará uma economia de R$ 5 bilhões aos cofres públicos. Enquanto a cidade discutia, Dória participava de reuniões, visitava a grande Muralha e brincava com “drones” com os chineses, não os muitos em situação social deplorável, mas os grandes empresários da terra de Mao.
 
Imagem: Reprodução/Instagram

Dória, que nessas viagens sempre porta um pen-drive com o arquivo “cidade_do_mundo.mp4”, apresentou aos possíveis investidores uma cidade, minimamente, distorcida da conhecida por nós. Ele foi com pen-drive e volta com drones, carros elétricos, câmeras de vigilância e um “belo retrato” como presente de uma artista chinesa. Se não houver problemas na alfândega, Dória deve chegar à São Paulo neste domingo (30).



Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours