(uol.com.br)
Caros palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir a vitória diante do Vitória-BA pela manhã do dia 16 de julho de 2017 em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Um jogo que marcava um pós dérbi de derrota, portanto, o Palmeiras não precisava convencer ainda; precisava vencer. E os três pontos vieram. Suados, com sustos e "mão amiga da arbitragem" também. Vamos ao jogo.

Cuca mandou a campo Fernando Prass, Mayke, Edu Dracena, Mina, Egídio, Felipe Melo, Tchê Tchê, Guerra, Roger Guedes, Dudu e Willian. Deu para notar que Melo voltou enfim ao time titular. Palmeiras começou em cima do adversário para abrir o placar, em chute perigoso de Alejandro Guerra, mas a bola foi para a rede do lado de fora do goleiro Fernando Miguel. O Palmeiras a seguir insistia novamente naqueles cruzamentos inúteis que a zaga baiana conseguia tirar sem menor dificuldade. Até que em um contragolpe, o Vitória colocou a bola NO CHÃO e Uillian Correa acertou um chute indefensável para Fernando Prass.

Palmeiras queria se recuperar logo, mas novamente veio a confusão entre intensidade com pressa. Palmeiras voltou a se apresentar no ataque de forma apressada, desorientada e totalmente ansiosa. Por muito pouco o Vitória não abriu 2x0 o que afundaria de vez qualquer plano alviverde. Além de apresentar-se desesperado, o que o Palmeiras fazia? Cruzamentos! E o que adiantava? Nada! Até que em um lance, veio um cruzamento na área, Mina fez falta em Wallace para ganhar vantagem no lance, houve um trança pé sem intenção por parte do zagueiro, mas o árbitro equivocadamente assinalou pênalti. Roger Guedes bateu e empatou.

O gol colocou o Palmeiras de volta na partida e acalmou um pouco os ânimos. Palmeiras passou a explorar novamente os lados do campo, com alguma ressalva: agora as jogadas passaram a ser pelo chão. Em uma jogada PELO CHÃO no lado direito ofensivo do Palmeiras, Guerra aproveitou uma bobeada da zaga baiana, cortou a marcação e a bola carinhosamente se ofereceu para Dudu apenas dar uma boa estufada nas redes. Virada e um pouco de tranquilidade no intervalo.

O segundo tempo começou com o Palmeiras mais acuado, esperando o Vitória. O rubro negro baiano quase empatou o jogo em cabeçada do zagueiro Wallace que bateu literalmente na forquilha. Cuca então resolveu fazer uma mudança cujas intenções não entendi: sacou Guerra para a entrada de Michel Bastos. Palmeiras teria ausência de criação de jogadas. Porém, em uma bola espirrada para o lado do campo, Dudu arrancou, arrancou, arrancou, cruzou NO CHÃO para Roger Guedes que ajeitou NO CHÃO para Willian acertar a trave. Na sobra, Mayke tranquilizou de vez para fazer 3x1.

Palmeiras queria mais. E não foi em mais cruzamentos, chuveirinhos aleatórios. Mais uma jogada pelo chão e Dudu completou cruzamento para fazer 4x1 e aliviar de vez a torcida palestrina que lotou o estádio. O Vitória ainda descontou com o garoto David em bela jogada, mas ficou por isso mesmo. 4x2 e fim de papo!

Poderia ser pior, caso não houvesse a interferência da arbitragem. Fato é que este jogo mostrou alguns caminhos para o Palmeiras. Não é um time para ficar dando chuveirinho na área quando tem Dudu, Guedes e Willian. Jogadores rápidos são ótimos com jogadas de bola NO CHÃO (por isso o destaque, pra ver se o time aprende!). O terceiro gol foi uma mostra clara de que bola rasteira com muita movimentação ofensiva dá gol. E o Palmeiras possui jogadores com características e qualidades para fazer justamente este tipo de jogada! Dudu cruza, alguém se antecipa na área e ajeita para alguém finalizar (vejam que o segundo gol contra a Ponte Preta foi assim também). Roger Guedes cruza, alguém se antecipa e ajeita para a finalização. É assim que tem que jogar, buscar o gol. Não rifando a bola (chamando de cruzamento pelo alto) para a área.

De negativo, ressalto a defesa. Inacreditável como tudo que tem chegado na área do Palmeiras tem entrado. Não é "zica" ou coisa do tipo, é um sistema de marcação extremamente mal posicionado e perdido. Hoje foi contra o Vitória que está mal das pernas no campeonato. Logo, será contra o Barcelona-EQU e se tomar um gol aqui, já era. Tem que corrigir esse posicionamento urgentemente. De resto, o time precisava vencer e conseguiu.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours