No mesmo país que recém-nascido leva tiro e morre antes nascer, deputado tatua nome de presidente denunciado, “agro é pop” ganha benesses e, para o pavor dos idealistas rasos, o imposto sindical pode voltar


Na semana mais importante, dependendo do ponto de vista, da política nacional, quando o Congresso Nacional, mais uma vez, terá que decidir se um presidente deve ou não ser investigado e, consequentemente, afastado, todos os dias foram tão importantes quanto a próxima quarta (02), dia decisivo para discussão e votação da denúncia protocolada pela Procuradoria Geral da República contra o presidente Temer por crime de corrupção passiva.

Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)


No domingo (30), o Brasil debulhou-se em lágrimas de tristeza e indignação com a morte do bravo Arthur, recém-nascido atingido por um tiro ainda no útero da mãe, com apenas um mês de vida (se é que ele viveu) e que, certamente cairá em esquecimento, mas foi a mais simbólica vítima dos desmandos no estado do Rio de Janeiro, já que a violência descontrolada atingiu o grau de matar um cidadão antes mesmo de ele nascer. Na segunda-feira (31), a bizarrice protagonizada pelo deputado federal Wladimir Costa (SD-PA), em tatuar o nome de Temer em seu ombro, clareou o fundo do poço em que chegou o sistema político representativo. A luta e angústias do povo não se encaixam a tamanha displicência e zombaria.  

Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)


A terça-feira (01), dia que antecede a votação, já iniciou com uma Medida Provisória do governo federal para uma espécie de anistia as dividas dos grandes empresários do agronegócio brasileiro que com a União. Parte das dívidas se refere a calote no pagamento da Previdência Social, a mesma que querem reformar por se “ineficiente”. A MP prevê a isenção de juros e parcelamento em até 180 vezes. Muito superior as 18 ou 24 do crediário usado pelo cidadão de bem que ainda tem o seu nome fora do SCPC e que não caiu na inadimplência, ou seja, não faz parte do “bonde” dos 13 milhões e meio de desempregados.  

Toda essa estratégia inconsequente em troca de apoio da bancada ruralista, mais de 210 parlamentares, contra o prosseguimento da denúncia que pede ao STF que investigue o encontro de Temer e Joesley, altas horas da noite no Jaburu.  


Ainda na véspera da votação, parece que os R$ 4 bilhões distribuídos em exaustivas Emendas nas últimas semanas não deram certo e o presidente Temer sinalizou que, para se livrar da denúncia, trará a criação de um novo imposto sindical na Media Provisória que regulamentará a reforma trabalhista. O presidente deve enviar uma MP com algumas mudanças e entre elas estaria o retorno, ou melhor, a continuidade da contribuição sindical seguindo os moldes por ele definidos: os sindicatos poderão convocar assembleias pautando a obrigatoriedade na contribuição, caso a pauta, a manutenção do imposto, seja aprovada por, no mínimo, 20% da classe, a contribuição volta a ser obrigatória. Para aqueles que idealizaram um país melhor com o fim do imposto sindical, sem se ater aos acintes contra a seguridade nas relações de trabalho, está aí à prova de que o “buraco” realmente é muito mais embaixo. 


Nesta mesma semana que o presidente pode ser afastado, o governo encerrou as atividades do programa Farmácia Popular e ainda pretende, mesmo com Temer fora, o que é improvável, impor uma reforma da previdência com muita obscuridade e distribuindo descontos aos seus maiores devedores. Em entrevista publicada hoje no blog O Imparcial, o teólogo e percursor da Teologia da Libertação, Leonardo Boff, quando perguntado sobre a falta de movimentação popular lembrou uma passagem de Santo Agostinho: “Alimentar a esperança, mas atender suas duas belas irmãs: a indignação e a coragem. A indignação para rejeitar as coisas ruins. A coragem para mudá-las.”


Para bom entendedor, alimentar não é da “boca para fora” como o clímax atual, em que a indignação parece ser supérflua, e sim o contrário, “da boca para dentro”. 

Conheça a nossa página de Política! (Clique)
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours