O "Fala Fanático" é um quadro de entrevistas com torcedores criado em 2008, por mim, Adriano Garcia e pelo na época estagiário em mídias digitais do Esporte Interativo, que era o responsável pelo blog "Esquadrão" do qual eu fazia parte cobrindo futebol Brasileiro e Europeu (sobretudo Italiano e Espanhol) além da Fórmula 1. O objetivo do quadro é mostrar a paixão do torcedor, falar sobre seus ídolos, sobre como o torcedor vê a história e a política de seus clubes. Agradeço ao mestre Jorge Kajuru por em seu twitter, ter me autorizado a usar os quadros: "Defina em uma (ou mais) palavras" "Mão no Fogo", e ao longo desta e das próximas entrevistas, vocês certamente notarão outras influências na forma de conduzir uma entrevista, que possamos atingir nosso objetivo, que assim como no Papo de Torcedor, aqui criado em 2013 junto com o nascimento de Jovens Cronistas, dar voz ao torcedor e mostrar que sim, o torcedor merece uma voz além da da arquibancada, temos provado isso em todos esses anos e servido de referência para vários outros projetos, desde então. 


E a nossa primeira entrevistada representa um time de mais de 27 milhões de torcedores segundo as pesquisas, o Sport Club Corinthians Paulista, Denily de Freitas Moreira ou apenas Deny Freitas, 33, anos, carioca, é figura carimbada nos fóruns de discussão da torcida nas redes sociais e inclusive já esteve conosco no blog. Num papo aberto, Deny falou sobre a paixão, os ídolos, os vilões, o presente e o futuro do clube. 


Você se lembra do primeiro momento em que se sentiu Corintiana? Se sim, quando e como? 

Eu conheci o Corinthians em 1995, através da Copa do Brasil. Foi a partir dali que se deu início minha admiração pelo time, comecei a acompanhar mais de perto quando fui morar em SP, alguns anos depois. Meu pai é flamenguista, minha mãe torce pelo Fluminense, mas nunca me identifiquei com nenhum dos times e eles também nunca foram fanáticos ao ponto de me "forçar" nada.

O que vi no Corinthians, bem novinha, era algo, com todo o respeito aos demais times, que eu nunca tinha visto antes. O Corinthians me fez gostar de futebol. A raça, a torcida... Era tudo tão fascinante que fez com que eu me apaixonasse à primeira vista. O Corinthians me escolheu. Pode soar clichê mas é a verdade.


Mas aí vem um ponto. Consegue dizer se mais a raça ou a torcida? 

Acho que as duas coisas são características, tradição do que é ser Corinthians. A fidelidade, amor da torcida aliada à raça dentro de campo, isso desde os tempos de Zé Maria e aquela cena Memorável, é impossível, para mim, separar ou exaltar uma das duas características. Caminham juntas, isso faz o Corinthians ser Corinthians. Entrega fora e dentro de campo.


O Corinthians é "a vida, a história e o amor" de todo torcedor, como é não morar na mesma cidade do time que se ama? 

Para mim, honestamente, é ruim tanto na questão da localização e ver jogos do meu time de forma esporádica como também, obviamente, não ter muitos amigos aqui que torcem para o meu time. Sem contar os que pensam ser "obrigação" minha torcer para time daqui mas, como bem disse, isso a gente não escolhe. Mas muitas vezes sou alvo de piadas por causa disso. Eu gostaria de estar em SP para acompanhar mais e melhor meu time, mas...Faço o que posso!


Certo, esse então é um preconceito que você sofre. Te acusam de "Ser Corinthians" por influência de TV ou de alguém?

Já ouvi tantas besteiras por causa disso. Já fui obrigada a ouvir até que meu pai foi um "bobo''(?) por me fazer escolher meu time... E que bom que meu pai deixou! Meu pai me criou muito bem, nunca me obrigou a nada, me deu direcionamentos, me ensinou o que era certo e errado mas nunca me obrigou a ser, agir como ele em nada e por isso é um exemplo pra mim: ele respeita o outro, o mesmo não posso dizer das pessoas que acham que ele tinha que "mandar" eu torcer para o time dele ou quaisquer outros do RJ.

São palavras de pessoas que definitivamente não compreendem o outro e as circunstâncias que os levaram a fazer escolhas em suas vidas. São pessoas sem noção e desrespeitosas. Meu pai nunca foi o tipo fanático, ainda que fosse, pelo muito que o conheço, jamais me obrigaria a fazer nada que eu não quisesse.


Ainda nessa área do preconceito. A mulher ainda sofre muito num estádio de futebol? Você ainda sofre muito? 

Sofre sim, e sofro. O futebol ainda é um esporte muito homofóbico e machista, pensam que - ter um "pênis" - é fator determinante para entendimento de futebol, então é uma luta diária. Já passei da fase de tentar provar quem sou às pessoas, mas cansei de ficarem de piadinhas, me perguntarem sobre regras do futebol e muitos falarem que mulheres que entram em grupos de futebol só o fazem para 'caçar macho'. Eu não posso falar por todas, falo por mim. Eu gosto do esporte, e grupos de debate sobre futebol é o último lugar onde iria para "flertar" com alguém. Meu objetivo é o debate sobre futebol, eu gosto de falar sobre futebol, mas infelizmente nem todos os homens estão preparados para tal. Cansei de ser ignorada, chamada de p*** porque fui debater, mantive o nível do debate e o outro ficou sem resposta, na ausência dela, manda lavar a louça ou chama de "vadia", já acostumei. É ruim, mas aprendi a ignorar.

Mesmo o meu time não respeita as torcedoras. Permitem que a Nike faça camisas apenas para a linha masculina sob alegação de que "mulheres não consomem". Vão à Arena Corinthians, Allianz Parque, Morumbi...O número de mulheres que vão ao estádio vem crescendo consideravelmente, no entanto, o desrespeito, o machismo velado prevalece. 

É muita generalização e achismo. Acham que mulher e futebol não combina e não tem um meio termo. Ou a mulher que gosta de futebol é "vadia atrás de homem" ou "mulher macho"(?). Se for ao estádio então...Isso diminuiu em relação a anos anteriores mas ainda sou obrigada a ler e ouvir muita coisa patética e retrógrada.


Você citou o machismo no ambiente virtual e você passou por aqui no "Papo de Torcedor" e outros quadros. O preconceito foi um dos fatores para você deixar de escrever? 

Inicialmente, isso também, fora a falta de tempo. Parece que a gente fica sem credibilidade pra falar de futebol apenas por ser mulher, sabe? Tem homem que até concorda com minha opinião, mas discorda de propósito, só porque "concordar com mulher em algo sobre futebol é errado". Me parece que muitos não aceitam o fato de uma mulher escrever sobre futebol porque no imaginário limitado deles, nenhuma mulher entende. Aí vem a pergunta: se um homem entende, por que uma mulher também não pode entender? Qual é a diferença? Para entender de regras e afins ele não assistiu a jogos, jogou, leu, se informou? O mesmo fazem as mulheres que realmente apreciam o esporte. Engraçado eles ovacionarem certos pseudo jornalistas de grandes canais esportivos que só sabem falar asneiras e questionarem tanto os motivos pelos quais uma mulher não pode escrever e falar sobre futebol.

Qual foi o maior jogador que você viu jogar e qual o maior que você gostaria de ter visto? 

Nossa, são muitos...Mas para mim, tenho três grandes referências que vi jogar: Ronaldo Giovanelli, Marcelinho Carioca e Gamarra, sendo que o Ronaldo, para mim, foi referência. Marcou minha infância/adolescência pela entrega, dedicação, honra ao manto. Não que outros supracitados não tenham feito, longe disso, mas para mim, o Ronaldo marcou muito tanto na história do Corinthians quanto na minha vida. ''Espaaaaalma, Ronaldo!!!" era a frase favorita da Vida ❤

Gostaria de ter visto Sócrates, pela contribuição na história do clube e também pelo importante papel na Democracia Corinthiana. Tinha um trato com a bola incrível e fez a diferença também fora de campo.

E existe algum jogador reconhecidamente de qualidade, que você não gostaria de ter visto com a camisa do Corinthians? 

Paulo Nunes e Alexandre Pato. 


Algo a declarar? 

Paulo Nunes era ídolo do maior rival, Pato foi a pior negociação da história do Corinthians do início ao fim, e desde quando saiu do clube, emprestado para o rival, buscou de todas as formas denegrir a imagem do clube, isso é inadmissível. Independente de qualquer coisa, há de se ter profissionalismo, uma vez que ainda era funcionário do clube.


Algum dirigente que já passou pelo Corinthians merece sua admiração? 

O saudoso Vicente Matheus. Por tamanho amor, dedicação, respeito ao Corinthians, viveu de Corinthians como nenhum outro. Era um homem admirável


Qual o pior dirigente que você viu no Corinthians? Se quiser, pode citar mais de um.

Dualib, Gobbi e essa gestão do Roberto - de Andrade - também não me agradou. São três dos maiores amadores, irresponsáveis e incompetentes que já passaram pelo Corinthians. Agora, no fim do mandato, Roberto parece acertar em alguns pontos mas ainda assim não convenceu


Você citou dois presidentes do grupo de Andrés Sánchez, qual a parcela dele, na sua visão, nas falhas destas gestões? 

Tenho muito respeito pelo Andrés, não sou ingrata, fez muito pelo Corinthians mas a ganância dele já atrapalhou em muitos momentos, assim como falsas promessas (se é que pode se chamar assim) como a questão dos Naming Rights...Apoio a presidentes amadores, inevitavelmente me faz pensar numa coisa do ego, de pôr "qualquer um" que tivesse apoio dele para ele continuar, mesmo que indiretamente, "mandando" no clube. Não tenho como culpá-lo pelos erros dos outros mas se ele era e continua sendo tão influente é impossível não pensar que a crise, sobretudo financeira, do clube também tem uma parcela de culpa dele.



Citadini, Osmar Stábile, Romeu Tuma Jr e Andrés Sánchez? Algum voto consciente pra presidente?

Sei quem são os candidatos, ainda não me aprofundei em verificar propostas e etc, mas definitivamente não me apraz votar em candidato da situação. Acho que diante de tudo o que ocorreu, dificuldades financeiras, amadorismo quanto às negociações de jogadores e afins, pode ser que a oposição tenha melhores propostas, mas ainda vou analisar com cuidado sobre isso...Primeiro de tudo, é preciso que isso não seja uma briga de egos, que venha um presidente que faça o melhor pelo Corinthians, coisa que não vemos há um tempo. Tem muita "bagunça" que precisa ser arrumada, inclusive quanto aos meninos da base...Precisamos de um presidente que faça uma gestão de qualidade, talvez por histórico, a situação não seja a primeira opção.


Então o time está num "mato sem cachorro" nestas eleições? 

Honestamente? Sim. Nestas eleições deveria ganhar o "menos pior". Um gestor de qualidade, que pensasse mais no Corinthians, menos em si próprio. Vejo coisas no Corinthians que nem um estudante do primeiro ano de ADM faria. Sem contar a questão da corrupção, né...As contas do estádio...Eu vi os candidatos e pensei "ferrou". Provavelmente quem deverá ganhar é Sanchez de novo, se bobear.


Agora uma perguntinha "fácil": Vampeta, Rincón, Marcelinho, Ricardinho; Edilson e Luizão. Ralf, Paulinho, Douglas, Danilo; Sheik e Guerrero. Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson e Sheik; Guerrero. Ou Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Jadson e Romero; Jô?  

Difícil, mas o primeiro time. 

Repare que os times citados, são de momentos de glórias do clube, mas muitas vezes em gestões com sérios problemas, qual magia tem o Corinthians? Como superar as gestões que oneram o clube e sempre lutar pelo topo? 

Acho que a diferença impressionante é não se deixar influenciar por crises dentro de campo. Vemos muitos times que sentem crises políticas, financeiras de tal forma que afetam o desempenho, com o Corinthians é diferente, as dificuldades se tornam motivação. Não se deixam abater por fatores externos, pisam no gramado e pensam no jogo, e só nele. Mesmo com todos os problemas, veja o Corinthians hoje, é um grupo unido, taticamente eficiente, competente, isso em meio a crise financeira, eleições e etc. Quando uma equipe decide se unir em prol de um time é isso que acontece. 

O time de Carille é a síntese disso não é? O que está achando?

 Os jogadores brincam entre si, e parecem ter admiração uns pelos outros e o principal: respeitam o Carille e  também Carille os respeita. Carille tem um jeito parecido ao de Tite, inclusive enquanto treinador motivador. A gente sente que a equipe está de fato unida, e não é algo de aparência, fingido....
Uma equipe unida faz muita diferença. De candidato ao rebaixamento à liderança. Se tivessem estrelinhas, brigas de ego, duvido que seria líder. Na humildade, respeito e união, o segredo está aí. 




Neste quadro, você define com uma ou quantas palavras quiser o citado e pode até colocar por ele a "mão no fogo": 



Tite



Nossa....Eu me emociono só de pensar...Eu tenho uma admiração enorme, eterna gratidão a ele, por tudo o que fez no e pelo Corinthians. Tite é ídolo. Ídolo, treinador motivador. Sobre o Tite, você põe a mão no fogo então? Ah, ponho sim! Tite saiu do Corinthians pra realizar o sonho dele, mas nos deixou com seis títulos. Pela pessoa e profissional que é, ponho sim.



Oswaldo de Oliveira

Oswaldo também tenho muito carinho, admiração, Gratidão... Nos deu o primeiro título Mundial.... Uma palavra pra defini-lo: competência (no que se refere à contribuição para a história do Corinthians). E lamento pela forma como foi desligado da última vez. Ele saiu magoado, foi desnecessário. Mais uma vez, culpa do amadorismo desta gestão. Ele foi vítima de preconceito, por ser "educado"? Sim. Acho que de certa forma abusam da boa vontade do profissional. Tá certo que ele não vinha trazendo bons resultados nas para o que ele fez em sua passagem anterior, ele merecia um pouco mais de profissionalismo e respeito nesta última passagem.


Marcelinho Carioca

Ídolo, exímio batedor de faltas. Honrou o manto como poucos, um craque
Tive a honra de vê-lo jogar. Colocaria sua mão no fogo por ele? Por que não? Honrou a camisa como poucos, acho justo.

Neto

O Neto comentarista é diferente do jogador. Enquanto jogador fez história no Corinthians, e sou muito grata a ele por isso, mas não posso dizer o mesmo dele enquanto comentarista, pra isso ele não leva jeito não, ao contrário do talento nato para jogar...Não ponho a mão no fogo por ele.

Casagrande

Mesmo caso do Neto. Fez história no Corinthians, honrou o manto enquanto jogador e só. Como comentarista eu não gosto, principalmente quando, pra fazer "graça" ou sei lá, começa a caluniar o Corinthians. Mas será que a corneta dele, não representa por vezes a do torcedor? Que Neto é mais caricata que ele isso é inegável, hahaha... Mas acho que às vezes o Casa pega pesado demais sem necessidade. Claro, não precisa ficar "adulando" mas há comentários desnecessários que ele faz, e parece que só o faz para que não peguem no pé dele por sua história no Corinthians, sabe.


Freddy Rincón

Ao lado de Gamarra, um dos gringos que mais honrou a camisa e história do Corinthians. Excelente jogador, deixou saudade... Sou muito saudosista, estes jogadores que vi jogar quando mais nova, com todo o respeito aos mais atuais, tem uma significação maior pra mim. Ponho a mão no fogo por ele e Gamarra. O maior que vi jogar em sua posição.

Emerson Sheik

Gratidão. Tenho gratidão ao Emerson por ter, no Corinthians, atuado com a característica mais honrosa de todas: a raça. A raça, inclusive, que nos ajudou a nos "libertar". Excelente jogador, raçudo... Gosto muito, tenho um grande respeito.

Paolo Guerrero

Jogadores são profissionais, se você está num emprego e recebe uma proposta pra ganhar mais, você sai, e isso é óbvio, não sejamos hipócritas. O Paolo fez isso, oras! A única coisa que acho que ele não deveria ter feito é ter dito que aqui só jogava no Corinthians, fora isso não fez nada demais e é hipocrisia SIM julgar alguém desta forma quando que se tivesse na mesma situação faria o mesmo. Não existem mais "românticos" no futebol, veja Rogério Ceni, não abriu mão de sua multa rescisória. E achei justo, é um profissional e pronto. Já saímos de empregos para outros que ganhávamos mais? Somos todos mercenários?

Não tenho raiva nenhuma do Paolo, só gratidão e admiração, pois enquanto usou a camisa do Corinthians ele a honrou e é o que importa.

Carlos Amarilla

INCOMPETENTE, IRRESPONSÁVEL, ANTI-PROFISSIONAL, ANTIÉTICO! Propositalmente excluiu o Corinthians, foi o responsável por arquitetar uma das maiores sujeiras que já fizeram com times brasileiros na Libertadores. 

Angel Romero



Uma grata surpresa. Romero chegou deixando a desejar, foi banco por muitas vezes, pegou a oportunidade de ser titular e fez valer. Parte disso deve-se também ao trabalho que Tite e Carille fizeram com ele, tecnicamente evoluiu muito, chegou aqui "Cru" e tem me feito "pagar a língua". Espero que continue assim!




Alguma pergunta que você gostaria que eu tivesse feito, mas não fiz?

Eu ia falar pra você mencionar Pato e Guerrero mas você o fez...Então tudo perfeito.


Alguma pergunta que eu fiz, mas você preferia que eu não tivesse feito?

Não mesmo, gostei de todas, achei pertinentes. 


Defina esta entrevista?


Achei descontraída, interessante... Como disse, nem vi o tempo passar porque mais parecia um bate-papo que entrevista. Gostei muito!


Uma palavra final pro time, pra torcida? Á vontade..

Para meu time, especialmente para este do Carille e cia: que continuem nos orgulhando e honrando a história e tradição do Corinthians!

À minha torcida: que honrem o termo "Fiel torcida" e continuemos apoiando incondicionalmente nosso time, mas que permaneçamos todos unidos, sem nos "separarmos", podemos pensar diferentes em muitos aspectos mas somos todos unidos por amor ao Corinthians.




Na próxima semana, o entrevistado representará o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense. Até lá! 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: Acervo entrevistada, Arquivo JC. 


Arte: Ricardo Machado




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours