Amigos! Nação Corinthiana! (Lembrando sempre que internamente, se denominar corintiano "com TH" tem um significado diferente) Eu digo a vocês que a minha intenção era neste texto de hoje falar sobre FUTEBOL, sobre o que está levando o Corinthians a ter problemas pra conseguir seus resultados, sobre o que os adversários mudaram na atitude pra que isso esteja ocorrendo, sobre toda a conjuntura de momento do clube, com foco na semana. Mas infelizmente, o resultado de 1 x 0 sobre o Vasco foi definido com um gol com a mão de Jô, o que fez com que todo o campeonato fosse considerado "manchado", todos os corintianos considerados "ladrões de mau caráter" e o camisa 7 um "hipócrita". Portanto, vamos sim dar uma rápida pincelada nos temas relativos ao FUTEBOL, que é o que nos move, mas infelizmente seremos obrigados a dizer algumas verdades e como a garotada diz "punir" os verdadeiros hipócritas.


Antes disso quero comentar rapidamente sobre o duelo de meio de semana pela Sulamericana, onde enfrentamos um dos times mais fortes da América, o Racing e fizemos 45 minutos iniciais excelentes, Marciel trabalhou com muita qualidade pela esquerda, os adversários não deram mole, marcaram em cima, mas ainda assim o Corinthians achou os espaços para atacar, mandou no jogo e fez o gol que lhe colocou em vantagem com Maycon. 

Porém um a etapa final patética, uma das piores que vi nos últimos anos, um jogo mais medíocre do que os que vi com os treinadores que transitaram pelo clube entre a saída de Tite e a efetivação de Carille, o time cedeu espaços ao adversário argentino, armando o bote? Pode até ser, mas impressionantemente o time estava "de pé murcho", não ganhava uma dividida, uma bola aérea, em qualquer parte do campo que fosse, inclusive dentro da área. Não deu outra, com total liberdade Lisandro Lopez finalizou de fora, Cássio foi buscar (não teve falha no gol coisa nenhuma) e Trivério mais livre ainda empurrou pro gol. O time tentou um sufoco final, mas a grande realidade é que pelo que foi a etapa final, o bom time adversário merecia a vitória em plena Arena Corinthians, nessa perspectiva, o resultado final de 1 x 1 até que não foi ruim. Mas convenhamos, vencer na Argentina nesta quarta é muito difícil, é torcer pro time, assim como aqui, de alguma maneira, sair na frente do placar, o resultado de 1 x 1 é difícil, mas não impossível, até mesmo como o 1 x 0, ainda mais difícil.


Bem, agora vamos falar de Brasileirão. Novamente na Arena, o Corinthians encarou um Vasco, que apesar de ter ido pra cima do Grêmio e isso ter lhe rendido a vitória (contra os titulares do Tricolor Gaúcho, que se registre) a proposta do time cruzmaltino foi mais conservadora, assim como as de Atlético/GO e Vitória (e assim como será da esmagadora maioria dos times neste 2º turno) a proposta vinha se configurando em êxito, até o lance da discórdia. Mas diferente de tudo que está sendo dito por aí, pela imprensa profissional, amadora (menos aqui) e pelos influenciados e anticorintianos, o jogo foi muito mais do que isso e é isso que vocês lerão aqui.

Corinthians teve o controle inicial da partida, criando oportunidades, com Rodrigo chegando bem na frente. A primeira polêmica foi aos 17, quando Jô recebe o encontrão do zagueiro adversário por trás, para a arbitragem (que parecia ter visão plena do lance) não foi penal, assim como para Renato Marsiglia das Organizações Globo. Até onde conheço de futebol, tranco por trás é falta, na balada é outra coisa, mas em campo é falta.

O jogo após isso fica um pouco mais equilibrado, o Corinthians ainda domina, mas o Vasco é perigoso em seus ataques, dando trabalho ao goleiro Cássio, o Vasco tem uma coisa que não temos, um maestro em Nenê (e não venham me falar em Jadson, por favor). Aos 39 outro lance de penal, se o primeiro talvez seja aceitável a não marcação por que Jô "mergulha" (se te dão um tranco por trás tu vai cair né, mas enfim) este foi ainda mais claro, na interpretação do representante das Organizações Globo, Jô novamente "mergulha", mas ora, ele foi CALÇADO, perdeu o controle da bola por conta disso, quer que Jô faça o quê? O comentarista briga com a imagem de seu próprio grupo, "ele é tocado, mas ele não cai em função do toque", se tu tá girando e PISAM no teu pé, tu vai perder o controle da bola e o equilíbrio e vai cair, cara pálida. O juiz estava em cima do lance (dessa vez sim) e novamente NÃO QUIS marcar o pênalti, provavelmente antevendo o que poderia acontecer se ele marcasse um penal pro Corinthians em Itaquera e este fosse o lance capital do jogo, mal sabia ele o que viria depois. Antes ainda do intervalo, Corinthians perderia mais um com Rodrigo, o filme se repetia, muitos gols perdidos, ao sair pro intervalo a impressão que ficava é que o time tomaria uma naba na etapa final.


Etapa final começou novamente com o Timão melhor, exigindo intervenção de Martin Silva e aumentando a ira da torcida (em parte injusta, inclusive) contra Rodrigo. Time continuou em cima, mas faltou calibrar o pé, uma mudança foi fundamental pra mudar o rumo do jogo, Jadson que segue mal foi embora, M.Gabriel  voltou ao time. Falando no goleiro cruzmaltino, até fogo amigo ele pegou, mas há quem pense que Muslera é mais goleiro.

E então o lance da discórdia, jogada do camisa 31, grande jogada, o levantamento e Jô chega em cima da linha tenta cabecear, mas vai com o braço esticado, atinge a bola e o resto vocês sabem. Eu procuro ser um cara e um comentarista justo. Jô poderia ter mergulhado ali, de cabeça, de ombro, nada disso estaria acontecendo. Ele diz "não ter visto" que a bola tocou em seu braço, a imagem mostra que ele vai de olho fechado, mas..Enfim, Jô acaba pagando pela língua SIM, após o que disse no "Caso Rodrigo Caio" (nobre, diga-se de passagem) e em relação ao Palmeiras. Mas será que é pra essa execração pública toda? No comentário falaremos disso. Nos minutos finais o Corinthians esteve muito mais perto de ampliar do que de tomar o empate, o Vasco tentou um sufoco final, sem êxito.


Vejam, o camisa 7 do Corinthians se regenerou, é um "homem de Deus" agora, parece realmente que ele vai pra bola pra se não der de cabeça, dá de braço. Mas claro que foi um prato cheio pro restante do país ser o Corinthians, com o jogo em Itaquera, acham realmente que fosse qualquer outro time (E aí o Flamengo entra nessa também) seria essa celeuma toda? Jô paga pela língua, mas paga um preço muito alto, não se está dentro de seu cérebro pra saber se ele realmente mente ou diz a verdade. A execração é muito grande e o é pelo fato de ele jogar no Corinthians, isso é muito claro.

Mas o engraçado nessa história toda é "Euriquinho" usar as dependências do clube pra dizer que o time foi "roubado", que "vai ser sempre assim", que é o "modus operanti", que "há complô na CBF", que "a CBF odeia o Vasco", que "operaram o Vasco". Ora, mas não operaram o Corinthians em dois lances nesta partida? Lances penais. Não operaram o Corinthians contra o Coritiba, tirando dois pontos da equipe. Não operaram o Corinthians contra o Flamengo em um dos lances mais ridículos da história do futebol? (E o que tem de torcedor do Mengo falando bobagem não tá no gibi) e o pior, que no primeiro turno, Luís Fabiano fez com a mão, mas o Corinthians PASSOU O CARRO e ficou "tudo bem". Então, o filho de Eurico Miranda adota o comportamento característico de seu pai e TRANSFERE A RESPONSABILIDADE da derrota, da incompetência administrativa e do banditismo de sua gestão, para a arbitragem. Não é a arbitragem, a CBF ou o Corinthians que roubam o Vasco, é a FAMÍLIA MIRANDA, que enriquece ilicitamente ás custas do Vasco, a propósito, Eurico foi afastado do clube pelo Ministério Público, que a justiça seja feita e que o Vasco seja ressarcido de todos os prejuízos financeiros que essa família ocasionou ao clube, já que os danos morais e institucionais são irreparáveis.

Portanto, lamentavelmente o lance capital da partida tem sim irregularidade, me solidarizo NÃO COM A FAMÍLIA MIRANDA, mas sim com o torcedor vascaíno, mas lembro dos penais não marcados e do gol de mão no 1º turno. Não existe qualquer complô pra Corinthians ganhar campeonato, pelo contrário, o Corinthians foi prejudicado em dois lances capitais que valeram quatro pontos e em um sem número de lances de jogo, algo até "natural" (salvo contra o Flamengo, repito) pela incapacidade de nossa arbitragem, há que institucionalizar (e a FIFA já chancelou para o Brasil) o uso da arbitragem de vídeo, de forma organizada, como bem frisa Carille, afim de evitar que fiquemos nessa discussão pequena, ao invés de debatermos FUTEBOL, tática, situações de jogo, que é o que realmente nos move.

Aceitemos que o Corinthians ganhou 2 pontos de forma irregular, ou "roubado" como GOSTA o resto do Brasil. E os QUATRO pontos? O campeonato fica "manchado" em dois pontos, para uma diferença hoje de DEZ que pode aumentar ou diminuir, a questão não é essa, a questão é que o restante do Brasil não importa se o Corinthians vai ganhar com quantos pontos na frente, vai dizer que este jogo, invalida (eventual) conquista do campeonato. Mas será que se o Corinthians perder o campeonato por um ou dois pontos, falarão com tal afinco dos lances citados nesta matéria, um deles patético? (desculpem a repetição, mas é, o que posso fazer) Evidentemente não amigos. Por isso digo sem medo de errar que lamentavelmente, ELES, o restante do país, a MAIOR TORCIDA DO PAÍS que é a ANTI-CORINTIANA conseguiu o que queria, um lance pra invalidar uma eventual conquista. Assim caminha a humanidade, em sua HIPOCRISIA, em se valer de um moralismo que só serve para sua conveniência, onde o critério não é o justo, é o que melhor lhe atende.


Gostaria de encerrar só dando uma pincelada no futebol (não, discussão de arbitragem e de hipocrisia e conveniência não é discussão de futebol, não mesmo), essa proposta aí, de Atlético/GO, Vitória e Vasco será o norte de 92% das equipes no campeonato (Talvez do SPFC não, eles não sabem jogar assim, além de jogos contra equipes muito qualificadas, como o Santos, como o Flamengo, o Palmeiras) eles agora jogarão assim, cederão os espaços ao Corinthians e falta habilidade pra penetrar, contra a frágil defesa vascaína o time até penetrou, poderia ter goleado, mas parou no nervosismo, na deficiência nas finalizações e num gigante uruguaio. Mas a dificuldade será grande daqui pra frente, não porque o Corinthians "perdeu a humildade" e sim por que os adversários estão usando do "nosso veneno" contra nós mesmos. É simples, "Ah, mas há que jogar atrás da linha da bola", mas como jogar atrás da linha da bola se a bola tá no nosso pé cazzo? Se a bola não está conosco, nem com o adversário está com quem? Com o juiz? Deixa pra lá, não é o momento pra brincar com isso, mas "entendedores entenderão", serão rodadas muito difíceis.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: Globoesporte. 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours