Amigos! Nação Corinthiana! Estamos mais uma vez juntos, para falar da semana do Corinthians, onde tivemos o time sendo eliminado na Sulamericana em uma apresentação razoável, onde faltou profundidade. E contra o São Paulo no "Majestoso" o time foi sim, dominado, poderia ter perdido a partida, mas conseguiu arrancar o empate, em meio a polêmicas, mas muito mais por se tratar do Corinthians e pela situação do adversário, do que por efetivamente "roubo" ou erros claros da arbitragem, não houve um acinte dentro do Morumbi, houveram interpretações da arbitragem, cabíveis, mas que pelo já citado, acabam tomando uma proporção gigantesca, além claro, do desespero do adversário, que vem numa sina de nos jogos onde melhor joga, as coisas não acontecerem, enfim, 1 x 1 no placar do clássico, um ponto somado, desempenho preocupa e mais uma vez teremos de perder tempo e paciência falando de arbitragem.


Sobre o meio de semana não há muito o que dizer e são águas passadas, fica apenas o registro de que o time teve sim o controle do jogo mas muito pouca intensidade, praticamente não incomodou o goleiro. Em imaginando que mantenhamos esse elenco, ou grande parte dele para a próxima temporada de Libertadores preocupa bastante o nervosismo que os jogadores demonstraram, aliás, contra o Inter na Copa do Brasil isso já havia sido demonstrado, será que esse time está pronto pra competições de mata-mata? Será que esse time está pronto pra momentos de tensão extrema? Isso é o mais preocupante. 0 x 0 e o Racing seguiu em frente na Copa Sulamericana. 


Agora o clássico, sendo bem sucinto, o SPFC foi muito superior no primeiro tempo, poderia ter construído um resultado decisivo de vantagem. O time da casa saiu em vantagem merecidamente pelo volume de jogo que demonstrava com Petros. Falha de Cássio, talvez, ele estava com problemas estomacais e foi atrasado pra bola, foi contornado depois e o camisa 12 salvou o time em algumas oportunidades, se a recuperação não tivesse sido rápida, Walter teria de ter sido acionado. Aliás, o goleiro segue fazendo grandes intervenções, mas se o sonho dele é jogar a Copa, precisa minimizar as falhas, a pressão pra tirá-lo da seleção está cada vez maior, como se não houvesse vaga pra Vanderlei no mesmo time que Cássio, enfim.

Na volta do intervalo Jadson (muito mal, mas só falam do Rodrigo e do Giovanni) foi sacado pra entrada de M. Gabriel, atrás no placar o time precisava se soltar, isso até aconteceu, mas ainda sem aquele punch necessário pra efetivamente assustar o adversário. O time da casa teve um gol anulado, falarei dos lances "polêmicos" em um parágrafo específico pra isso. O Corinthians mexeu pra ir pra cima com a saída de Gabriel e a entrada de Clayson, Dorival mexeu pra armar o bote, colocando um jogador de velocidade e Jucilei no time. Mesmo sem fazer por merecer, teve melhor "sorte", Júnior Tavares protegeu a bola esperando ela sair, mas Rodrigo tomou a frente, a bola, deu um drible (oh, milagre) desconcertante no lateral (por demérito dele, a bem da verdade) e cruzou, Romero parou numa boa defesa de Sidão e o rebote sobrou pra Clayson que bateu bem pra vencer o goleiro.

Depois do gol, um lance pra cada lado, Rodrigo foi segurado (já, já eu falo de arbitragem) por Hernanes na área. No finalzinho Jucilei tem uma grande chance e Cássio (agora sim) opera um milagre. O jogo terminou com o placar de empate, mas depois do jogo veio o festival né, parece que foi cometido um atentado contra o time da casa e graves acusações foram feitas, "normal", é do futebol.


Sobre arbitragem, não foi cometido um "assalto" contra o São Paulo não. No gol anulado, Pratto está sim parado, mas parado justamente no "caminho" entre Cássio e a bola, como chegaria o camisa 12 na bola com o camisa 9 na sua frente? Voando por cima? Teletransporte? É claro que o goleiro é um jogador como qualquer outro, com o direito de usar as mãos, mas obstrução é falta, se um jogador de linha parar na frente de outro de linha pra trombada, impedindo a passagem É FALTA. Claro que a interpretação do "perigo de gol" é válida e irrita o torcedor, mas neste lance, vejo a revolta pelo fato de ser o Corinthians, tenho convicção pelos anos que tenho comentando futebol (ainda que como amador) e nos que joguei, que se o gol tivesse sido validado, estaríamos discutindo a falta em Cássio e noutro tom, bem diferente do adotado pelos Tricolores.

No lance do gol de Rodrigo, o (bom) garoto lateral do SPFC vacila demais, numa espera eterna que a bola saia, sim, o braço do camisa 26 está ali, mas não se percebe um puxão, ele vinha protegendo tão desesperadamente a bola que já vinha caindo e em seguida tomou um drible vergonhoso, a bola pererecou na área, é meio desesperador atribuir o gol a arbitragem e não, não é inaceitável a interpretação de que não houve falta, ao contrário.

Trocando em miúdos, o lance onde na minha interpretação como comentarista, com 100% de certeza o Tricolor foi prejudicado foi o do recuo de Pablo para Cássio, aliás, QUE INFANTILIDADE HEIN CÁSSIO, pegar com a mão, ENFIA A CANHOTA na bola pazzo. Era um lance perigoso, Hernanes bate muito bem na bola, mas não era um lance de chance claríssima de gol, como um pênalti. Pênalti que Rodrigo sofreu dele, Hernanes, o cara foi segurado, claro que não vimos quem "segurou primeiro", mas quando a bola viaja o "abraço" de Hernanes é bem acintoso, mas ninguém está comentando esse lance, afinal, seria um penal para o Corinthians, aí não interessa pra "mídia Corintiana" e nem pros leais torcedores adversários comentarem.


Falando de futebol, que é o que deveria ser o centro das análises, o Corinthians jogou pateticamente, o SPFC não deu aula, pois quem dá aula não toma o drible que tomou no gol, não deixa a bola pererecar na área (apesar da atuação gigante de Arboleda), o time foi melhor, mas essa coisa de "aula", faz muito mais parte do jogo de palavras que vimos após a partida (e vamos falar disso no fim). A questão é a nossa preocupação aqui, a NOSSA atuação foi muito ruim, o ponto veio, foi importante pra moral do time não perder, mas há de se constatar algo negativamente interessante, os dois jogos em que somamos pontos nesse returno (além Vasco) foram os de pior produção da equipe, ante a Chape e agora o rival. Carille disse após o jogo contra o Racing que faltou "agressividade no terço final", isso dá margem pra acharem que é falta de raça, eu simplifico, falta HABILIDADE, se um cara vier seco ele vai tomar, mas o time não tem um jogador habilidoso pra romper uma defesa, talvez Clayson seja essa alternativa, mas precisa atuar como na Ponte, o primeiro gol não basta, tem de crescer.


Com todo o respeito que tenho ao rival como instituição, esse é o desespero da queda, esse jogo de palavras todo, o time se esforça e a coisa não anda, aí bate o desespero e esse tipo de declarações, realmente constrangedoras, de Petros eu pessoalmente esperava isso, é um completo desequilibrado, ele jogou no Corinthians? Ah sim, jogou, no Corinthians Petros AGREDIU UM JUIZ e ficou praticamente impune, teria sido esse o favorecimento que ele deixou nas entrelinhas. Há que desconsiderar o que este Ser fala, pois este tem por modus operanti aparecer muito mais pelas palavras do que pela bola. Não esperava uma atitude desse gênero de caras como Hernanes e Rodrigo Caio, também com graves acusações, mas como disse, é o desespero, eles estão fazendo o papel deles, assim como na quarta jogadores do Corinthians quiseram também transferir a responsabilidade da eliminação para a arbitragem, é do jogo. Que os inteligentes repensem o que disseram, como aqui os que o são fizeram.

Rapidamente aproveitando, não gosto da atitude de Gabriel, é feia, não é exemplo pra ninguém, esse não é um jogo de várzea, de solteiro e casado, o clube tem de punir o atleta, pois essas imagens refletem ele com a camisa do clube cometendo esse gesto. Mas é um tanto hipócrita grande parte da imprensa repercutir mais esse fato que o apedrejamento do ônibus, que poderia ter ferido gravemente pessoas, seres humanos independente da rivalidade.

Por fim, há que melhorar muito o desempenho, restam muitas rodadas, por mais que haja a gordura e os adversários estejam vacilantes, este desempenho e resultados não são nem de longe de time campeão, são de time que luta pra escapar do descenso, a realidade é essa. É preciso reagir de forma urgente. É claro que o torcedor está no seu papel de brincar, de dizer "segue o líder", mas se assim continuar, passarão a seguir de perto e se diminuírem a distância pra "um segundo" (uma rodada) vão poder "abrir a asa" (acelerar no nosso tropeço) e nos ultrapassar. Quem imaginaria no começo do ano que estaríamos com tal vantagem? Mas grandes poderes geram grandes responsabilidades, tudo que o BRASIL INTEIRO quer é que o Corinthians dissolva a vantagem que tem e ceda o título a qualquer outro adversário. Há que não permitir isso e garantir a taça.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Foto: LancePress. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours