Amigos! Nação Corinthiana! Um misto de sensações toma conta de mim no momento de escrever esta crônica. Um sentimento de tensão enorme pelo desenho dos fatos, que coloca o Corinthians em queda, não só pela "queda de rendimento" que agora é muito fácil falar, tem muita gente que admiro até que anda falando em "falta de vontade", o que eu acho um completo absurdo e uma preguiça enorme de analisar futebol, além de um DESRESPEITO com os atletas. Mas de outro lado a felicidade de que não precisarei passar metade do texto escrevendo sobre arbitragem, eu sou comentarista de FUTEBOL, é um chute nos países baixos ficar comentando todo jogo sobre polêmicas alheias a análise tática, técnica e de desempenho do time. O empate em 1 x 1 ante o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil sob o comando de Mano Menezes, um dos mentores de Carille veio na bacia das almas, na "sorte", mas até quando a teremos? O que fazer pra mudar o quadro? Seremos campeões mesmo se este quadro não mudar? Vamos tentar juntos desvendar estas dúvidas que nos tiram o sono.


O time da casa foi superior durante a etapa inicial, não á toa saiu na frente. Um cruzamento perfeito de Diogo Barbosa, o espetacular Arana falhou desta vez marcando a bola e permitindo a antecipação e a bomba de cabeça do pequenino Rafinha pra abrir o placar pra Raposa. Depois do gol, timidamente o time foi melhorando, foi se colocando no campo de ataque (até porque era mesmo a obrigação, dada a desvantagem no placar), Fábio apareceu muito bem quando exigido. O time teve um gol BEM anulado, com Kazim (ô judiação, só por ser do Turco deveriam validar) que fez o trabalho de pivô muito bem no lance e o jogo foi pro intervalo com os adversários em vantagem.


Na etapa final, Jadson que está muito mal foi substituído por M.Gabriel, que por incrível que pareça está bem (ah se não tivessem doado Marlone ao Galo) e o time cresceu de produção. Faltou o que sempre colocamos aqui e que foge do lugar comum da preguiça de analisar futebol e dizer que o problema é sempre "raça". Faltou HABILIDADE, a defesa adversária muito bem postada, o time atacou com volume, mas como não tem ninguém que quebre a marcação com um drible, fica difícil penetrar e não incomodamos tanto o goleiro em estado de graça, Fábio.

Houve um gol MAL anulado de Balbuena, isso foi motivo para gozo de muitos de meus amigos Corintianos inclusive. Mas vejam, o lance era milimétrico, o bandeira e o juiz não são máquinas, na TV já era difícil de ver, imagine lá, no calor do jogo. Será que vamos adotar o expediente dos outros de jogar a responsabilidade dos fracassos na conta da arbitragem em lances não claros? Contra o Flamengo sim foi um acinte, contra o Coxa o lance foi muito mais claro. Neste, me perdoem, me odeiem, mas eu absolvo totalmente a arbitragem, do sofá é muito fácil meter o pau, quero ver estar lá.

Clayson entrou no time pra tentar sufocar, com mais mobilidade, com alguma habilidade (na Ponte vimos mais) e o time teve mais volume sim, mas não de uma forma incisiva. A grande realidade é que chegamos ao empate graças a uma "mãozinha" salvadora e inexplicável, bola levantada na área e o zagueiro Murilo, garoto revelação, um dos destaques do time azul na temporada enfiou a mão na bola, pênalti, que coisa. Na cobrança, com paradinha, o camisa 25 (2 + 5 = 7, alô Jô, volta logo!) bateu firme e superou um goleiro notado por pegar pênaltis, mostrou personalidade o menino. Sinceramente não compreendi a mudança que ocorreu minutos antes do gol, trocando Maycon por Camacho, eu teria trocado o centroavante, se Camacho pudesse acrescentar outra qualidade ao time seria ele o titular e não o camisa 8, errou Carille e queimou uma mexida a toa. No final o time foi pro ataque, mas o placar acabou mesmo em empate, com a diferença para o Santos ficando em oito pontos e uma parada para jogos das eliminatórias pela frente. Na volta o time perde de forma garantida Fagner e Romero e pode perder mais gente por conta do STJD, dureza.


Vejam, eu já disse neste texto, seria muito cômodo eu vir aqui e dizer que "falta raça", que "tão se achando", que "acham que já são campeões", eu já atuei em futebol de base e se há uma coisa que me irrita é esse conceito de que jogador é máquina, que só o nosso jogador é homem e que tem que trucidar o adversário na marra, é extremamente irritante isso. NÃO, não é o Corinthians que "tá se achando" e quer atacar de qualquer jeito os adversários (até porque, foi AMASSADO por Santos, São Paulo e - pasmem - Chapecoense - jogo no qual vencemos, com as caças na mão -) não gente, é tão "fácil" entender o que tá acontecendo, simplesmente os adversários que não tem uma superioridade técnica gritante (salvo o SPFC que foi no desespero e a Chape que não tem desde a saída de Mancini qualquer padrão de jogo) estão se postando atrás da linha da bola e não temos como vencer defesas bem postadas, este Corinthians é um time de VELOCIDADE, de CONTRA ATAQUE, não é um time que vai vencer uma defesa postada por baixo, vai ser sempre CarilleBol, na maioria das vezes consagrando a defesa adversária, afinal, não é todo dia que o zagueiro adversário "nos dará uma mãozinha".

Pedrinho parece que tá se recondicionando, quem sabe ele dê a habilidade que esse time precisa, no mais eu não vejo alternativa pra ser esse cara que QUEBRE A MARCAÇÃO que é o que falta. Jadson está mal por que acontece na carreira de qualquer atleta, não é de propósito. Rodrigo se mata em campo, o seu jogo é na troca rápida de passes, com a defesa postada ele vai ter mesmo muitas dificuldades, mas a perseguição com ele que voltou é uma sacanagem muito grande. Enfim, o time está sofrendo, vive algumas fases individuais ruins como a de Fagner e Jadson, mas o time tem caráter, não é por aí. Eu penso que pela ausência de habilidade, vamos sofrer até o fim e corremos sérios riscos sim, de ficar sem o título e dar ao resto do Brasil o que querem, de uma coisa eu tenho absoluta certeza. Vai ser sofrido. 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours