Amigos e adeptos! No encerramento da 23ª jornada (clique AQUI para a análise dos demais principais jogos) da Liga Portugal, o Sporting encontrou pela frente o 11º colocado Tondela, em um jogo que não seria fácil, um time experiente que se posta bem na defesa e contra-ataca de forma muito rápida, isto se viu logo no começo da partida. O jogo caminhava para o final com resultado de empate, mas na garra e um tanto além do tempo, o Sporting arrancou a importantíssima vitória


No início o jogo mostrou o que seria, com o Sporting a dominar, mas o Tondela roubando e atacando com uma transição muito rápida e eficiente. Foi assim que aos 13 minutos de jogo os donos da casa saíram na frente, numa jogada rápida pela esquerda que contou com a finalização de Miguel Cardoso. 

Os Leões então foram pra cima e chegaram ao empate 13 minutos depois, na jogada também pela esquerda de ataque com Acuña que cruzou de forma precisa na cabeça de Dost, de volta a equipe para alívio dos adeptos após lesão. O jogo seguiu no mesmo panorama, com o Sporting a ter o domínio das ações, mas o Tondela muito bem no jogo, roubando a bola e atacando de forma muito rápida, inclusive exigindo grande intervenção de Rui Patrício. Grande dificuldade na criação sportinguista foi o fator que marcou a etapa inicial, onde apesar de a posse ter sido de 64% para a equipe de Jorge Jesus, esta posse de bola teve pouca efetividade.


Na volta para o segundo tempo, o treinador do Sporting errou na minha visão ao colocar Doumbia na vaga de Montero, não que o colombiano estivesse jogando bem, ao contrário, estava muito mal na partida e foi um dos fatores da falta de criação ou de rompimento da marcação adversária. Mas se o problema está justamente na criação, colocar outro centroavante não me parece uma atitude das mais inteligentes.

Por conta inclusive disso o panorama seguiu o mesmo, com dois avançados isolados na frente o Tondela conseguiu segurar-se de forma até relativamente confortável. Por isso JJ resolveu mexer novamente na equipe, tirando Bruno Cesar e colocando Ruben Ribeiro no time. Mas imediatamente em seguida um lance que pode gerar (indevidamente) mais reclamações de Jesus, dos adeptos e de Bruno Carvalho, em uma falta dura de Pedro Nuno sobre Gelson Martins, onde Mathieu perdeu a cabeça e tocou o rosto do adversário, um jogador de tal experiência não pode cometer tal erro infantil, já tinha amarelo e a única opção para o árbitro era a expulsão.

Com Joca e Murilo nas vagas de Pedro Nuno e do autor do gol Miguel Cardoso, o treinador além de renovar o fôlego ofensivo para armar o bote do contragolpe, ainda tirou um jogador que já tinha amarelo, substituições inteligentes. Na sequência dois lances com alguma polêmica, Gelson ficou a pedir pênalti que eu não marcaria e no ataque também Murilo disputou com dois defensores sportinguistas na área em grande contragolpe, caiu na disputa e o árbitro deu amarelo por simulação, algo que eu não daria, apesar de realmente não ter sido pênalti, ele ficou encaixotado entre dois e caiu, não foi simulação.

O jogo ficou então bastante morno inicialmente e depois estabeleceu-se uma forte pressão dos leões, mas com um a mais o Tondela se postou na defesa e o Sporting acabou parando no guarda-redes Cláudio Ramos. Eram jogados 3:40 (de quatro anunciados) de descontos quando Bruno Monteiro caiu pedindo atendimento (ele havia sofrido uma entrada dura de William Carvalho) e deixou o gramado. o árbitro ao invés de dar um minuto mais, deu vários minutos de descontos, até que no "último lance" a bola levantada para a área, Ricardo Costa não conseguiu afastar, Doumbia (como sempre) se atrapalhou com a bola, que bateu na trave e voltou para Coates fuzilar com o gol da vitória.

Protestos de todo o time do Tondela ao final do jogo, que desportiva e respeitosamente (em relação ao torcedor Sportinguista) tem minha concordância, restavam menos de 30 segundos de descontos e o árbitro promoveu três minutos mais, desta vez, o Sporting não tem razões para reclamar da arbitragem. A parte disto, um resultado fundamental para que o time de Jorge Jesus siga lutando pelo título.


Demais Resultados 

Feirense 1 x 3 Portimonense
Desportivo das Aves 0 x 0 Marítimo
Benfica 4 x 0 Boavista
Estoril 0 x 2 Belenenses 
Vitória de Setúbal 1 x 0 Paços Ferreira
Moreirense 0 x 1 Chaves
Porto 5 x 0 Rio Ave
Vitória de Guimarães 0 x 5 Braga


Classificação






































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Foto: Kapta+ 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours