Amigos! Teremos a partir desta terça (13) os jogos de ida das Oitavas de final da Champions League, uma fase de Oitavas das mais equilibradas e fortes da história, com duelos marcantes, seja pela qualidade como Real Madrid x PSG, pela história como Barça x Chelsea, seja pelo equilíbrio mesmo em maneiras diferentes de atuar, como um Juve x Tottenham, uma coisa é certa, teremos grandes jogos e o nosso papel com este texto é mais do que tentar pitacar, é dar um norte ao torcedor de futebol sobre como chegam as equipes e o que deve se apreciar em cada duelo, vamos juntos.



Juventus x Tottenham

Citado na apresentação do texto, é um duelo muito interessante, de uma Juve que vem dominante no cenário da Itália e batendo na trave na Champions, mas sempre com boas campanhas. Contra um Tottenham que percebo cada dia mais forte, mais confiável, tendo como grandes destaques Kane, Dele Alli e Eriksen, um time que numa Premier League, hoje mais competitiva que a Série A Itália tem cada vez mais se consolidado na luta entre os líderes, entre os postulantes ao título, tem batido na trave, muitos consideram que até por "falta de tradição", eu não vejo desta forma não, é um time que tem muitos talentos e um comando magnífico de Pocchettino e é sempre importante lembrar, tem um menor nível de investimento, mas desenvolve hoje um dos jogos mais agradáveis de se ver no mundo. 

Como disse no nosso quadro desta semana em que cubro o Calcio, percebo a Vecchia Signora em um processo de mudança após perdas importantes, o time respondeu bem a este processo, com vitórias, tal qual o Barça, mas falta ainda uma maior consistência, os adversários cresceram, o nível do futebol italiano vem se recuperando a cada temporada, mas o grande fato é que o time bianconeri tem sofrido mais para vencer. Será o grande teste para o time de Allegri na temporada, encarar uma equipe com a força e a capacidade ofensiva dos Spurs. 

O primeiro jogo dirá muito, é um Turim, se o Tottenham marcar gol, ou gols fora, arrancar um empate ou mesmo uma derrota com gols e diferença mínima, tem possibilidades, o jogo que mais me agrada assistir hoje é o do time londrino, mas a Juve merece ser respeitada e tem também nomes e modelo de jogo que podem decidir a seu favor, se fosse dar um percentual, seria 51% a 49% para os ingleses. 


Basel x Manchester City

Também nesta terça (13), abrindo os duelos de mata-mata, teremos o Basel a receber o City, o time suíço que é uma pedra no sapato de todos deu muito azar desta vez. Após uma temporada abaixo do esperado no Bayern, os Haters de Guardiola fizeram a festa e deram como acabado o treinador e lenda catalã. Mas Guardiola ressurguiu nos Citizens, com um time que encanta, muito qualificado, com De Bruyne a ser o grande destaque o time tem a liderança consolidada na Premier League nesta temporada, caminhando a passos largos para o título e não vejo como possa ter dificuldades ante o chato time suíço. 


Porto x Liverpool

Outro jogo de muito equilíbrio e um grande teste para ambos é o duelo entre os Dragões e os Reds, vendo uma grande oportunidade de integração entre os países de língua portuguesa, assumi a tarefa de acumular a cobertura rodada a rodada de duas ligas iniciando a cobertura da Liga Portugal, além do setorismo do Corinthians, é uma experiência árdua, porém gratificante e com isso pude acompanhar um Porto que caminha para retomar o domínio nacional, há algumas temporadas com o Benfica, que ainda busca o melhor acerto e teve uma eliminação traumática, na pior campanha de sua história na competição. 

O Porto fez o caminho inverso, lutando e posteriormente conquistando a liderança local em meio a uma campanha de classificação em um grupo complicado, ficando com a segunda vaga num grupo que teve o Besiktas na liderança, o que pode ser considerado uma surpresa visto que Leipzig uma nova força alemã caiu para a Europa League e o Mônaco somou apenas dois pontos. O time se consolidou, tem hoje ótimas armas, sobretudo na sua dupla atípica (são dois centroavantes de um estilo muito similar, mas que se complementam) de ataque, formada por Marega e Aboubakar, este dúvida já que está lesionado, mas com um Tiquinho Soares que vem correspondendo em sua ausência, é um Porto que não chega com o favoritismo e vem enfrentando problemas físicos, mas chega forte com Brahimi a ser o grande criador de jogadas. 

Jurgen Klopp já foi muito criticado a não muito tempo, mas a realidade é que o simpático alemão vem aos poucos recolocando o Liverpool no lugar de onde jamais deveria ter saído, a condição de um dos protagonistas do futebol mundial. Pelo caminho, percalços, claro, é natural um gigante que desce de nível financeiro e competitivo ter dificuldades pra retomar essa competitividade, tanto técnica quanto financeiramente. Hoje (apesar dos protestos de torcedores sobre uma suposta incompetência de Klopp nessse aspecto) o time tem maiores dificuldades para realizar grandes contratações, contratações efetivamente impactantes, trouxe Salah, que hoje é o protagonista do time, mas que veio da Roma um time que tem nível histórico e financeiro inegavelmente menor que os Reds, sem desmerecer os giallorossi apenas trabalhando com fatos. Uma amostra disso é a perda de Coutinho, anos atrás ele não estaria tão desesperado assim pra ir pro Barça. Mas o time soube se virar bem sem ele e é hoje o favorito no confronto, 55% a 45% uma vantagem pequena para os ingleses no meu ponto de vista. 


Real Madrid x PSG

Sim, é o confronto "Neymar x CR7" aquela bobagem toda, que tem que ser feita mesmo, por que é o que vende o confronto, mas é muito mais do que isso, é um confronto de dois magníficos times, em momentos diferentes, um duelo que poderia ser fases a frente, mas um, claro, já fica pelo caminho. 

O Real Madrid hoje não faz exibições confiáveis, tem um Zidane altamente pressionado e um time que produz sim, mas não tem finalizado bem. O time vem apenas na quarta posição em La Liga, um jogo que imaginei que seria a virada do time na temporada foi ante o (lamento dizer isso, mas é a realidade) frágil La Coruña, onde o time desencantou e meteu 7, num dos últimos jogos que fiz para a WebRádio onde comentei jogos. O time não aproveitou este embalo e seguiu não apresentando seu melhor futebol até cair ante o Leganés na Copa do Rei. Mas já teve goleada ante a Real Sociedad e sabemos que CR7 acorda na parte decisiva das temporadas. O Real jamais pode ser descartado, ainda mais com um meio tão criativo, com Kross, Modric, Bale que hoje vem carregando o time, sendo decisivo, mas uma coisa é clara, não pode cometer os erros que tem cometido e precisa ter maior poder de fogo se pretende passar dos parisienses. 

O PSG é isso, muito talento, momento fantástico de Neymar, Cavani e Mbappe, é um time que vai se solidificando, crescendo, precisa ter aprendido algo com o desastre da temporada passada ante o Barça e vem com, é difícil falar em favoritismo, o time do outro lado é mais completo, mas o futebol do PSG hoje é muito mais eficiente e agradável de ver, é claro que este é um teste muito maior para o PSG do que os encontrados na Ligue 1, com isso, não vou palpitar favorito, vou permitir-me apreciar esse fantástico confronto. 


Chelsea x Barcelona

Um confronto com história gigante e coincidências interessantes, aquele Chelsea de Mourinho também não passava por seu melhor momento e também enfrentava um Barça que vinha com domínio local, claro que este time hoje de Valverde ainda é visto sob olhar de desconfiança, mas é um cenário com coincidências interessantes. Conte chega para este duelo bastante pressionado, será um jogo aberto, hoje os Blues sob seu comando já não jogam daquela forma ultra-defensiva, vejamos o que o italiano vai preparar. 

O Barça tem feito uma temporada excelente, o título em La Liga está muito encaminhado, mas é um time que ainda demora um pouco para engrenar nas partidas e tem dependido mais de Messi do que nas temporadas passadas, no começo da temporada Suarez não estava bem, mas El Pistolero já retomou as grandes atuações e tem dado grande suporte ao argentino, caso similar ao de Rakitic, o time catalão tem na minha visão 57% de favoritismo no confronto. 


Bayern x Besiktas

Tudo bem que o Liverpool seria também uma parada indigesta, mas devem estar revoltados os turcos após uma fase de grupos irretocável e um impensável primeiro lugar, terem de encarar o Bayern, que volta a apresentar um grande futebol após o retorno de Heynckees, que mantém o time dominante na Bundesliga. Acompanhei graças ao trabalho na Rádio alguns jogos do Turco, o Besiktas é um time interessante, com bom elenco, com algumas peças que podem decidir, o time alemão precisa desempenhar seu melhor jogo e não vacilar, se conseguir isso, tem no meu entender grande favoritismo. 


Shakhtar x Roma

Outro confronto equilibradíssimo, se neste momento a Roma estivesse desempenhando seu melhor futebol, seria a minha aposta, mas é um time muito inconstante que vem tendo uma grande queda de desempenho, sente bastante a perda de Salah, mas não é apenas isso, o time caiu em rendimento com seus melhores jogadores, Nainggolan, Strootmann e principalmente Dzeko. O Turco Under surge como uma nova esperança para o time, vem tendo grandes atuações, Schick tem se mostrado uma ótima peça de reposição, mas hoje, pela qualidade que tem também o time ucraniano, vejo um duelo absolutamente sem favoritos. 


Sevilla x Manchester United

Outro grande confronto, com o United caindo em rendimento, tendo Mourinho começando a ser altamente questionado, do outro lado um Sevilla que no ritmo do Martinho (hehe) começa a se recuperar sob o comando de Montella. Claro que em termos de peças, o Manchester é mais qualificado, apesar do Sevilla ser perigosíssimo, é por conta dessa qualidade a mais de elenco que dou 52% de chance para o United, ou seja, confronto apertadíssimo. 





E aí, concorda, discorda, o contrário? Dê também seu palpite, disse alguma m****? Coloque na roda, com respeito a gente debate! 







Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours