Amigos e adeptos, pressionado pela vitória do rival Benfica no sábado (confira AQUI a análise dos demais jogos da 28ª Jornada), que colocou o adversário então provisoriamente na primeira colocação da Liga Portugal, o Porto foi até Lisboa encarar o Belenenses e tomou o gol cedo, ficou tenso e apesar de pressionar muito, não teve tranquilidade para fazer e criatividade para jogar além da bola aérea, sendo derrotado por 2 x 0 e cedendo ao término da jornada a liderança ao rival, em uma derrota onde é preciso pensar com calma, nos erros em campo e táticos e no nervosismo em si apresentado.


No começo do jogo o que se esperava, o Porto buscando partir para cima, resolver a partida, mas após algumas chegadas houve o erro defensivo dos defensores Felipe e Osório, que permitiu a arrancada do Brasileiro Nathan revelado pelo Atlético Paranaense, que saiu frente a frente com Casillas e tocou com categoria por cobertura para abrir o placar para os donos da casa.

Nos minutos que se sucederam, os Dragões seguiram a tentar controlar o jogo, mas o Belenenses defendia-se bem, protegendo a frente da defesa e o Porto não conseguia penetrar com qualidade, passando a jogar com aparente nervosismo. Mas com o passar dos minutos o Porto foi empurrando para trás a equipe adversária e criando possibilidades, mas a postura defensiva do time azul gerava muitas dificuldades, mas apesar de toda a pressão Portista, os donos da casa fizeram o que buscaram ao longo da primeira parte, aproveitar qualquer mínima oportunidade de escapar ao ataque e com isso, conseguiram o último lance de perigo da primeira parte, após falta dura do ex-Corinthians Felipe, claramente nervoso no jogo, onde o defensor recebeu cartão amarelo.


Na parte final o Porto seguiu tentando pressionar nos primeiros minutos, mas seguia nervoso, parecia até que o Belenenses tinha menos dificuldades para defender-se que na primeira parte. Eis que Sérgio Conceição decidiu fazer duas trocas, Paulinho voltou a equipe no lugar de Maxi Pereira e a alteração da qual eu discordo, a precisar buscar a vitória não se pode tirar Aboubakar, mesmo que para a entrada de Gonçalo Paciência, havia que utilizar os três atacantes. Aos 17 minutos duas grandes defesas do guarda-redes do time mandante, em bolas aéreas, nas cabeçadas de Felipe e Gonçalo Paciência.

Pouco depois o treinador do Belenenses buscou novo fôlego no ataque, trocando um Brasileiro por outro, saindo o autor do gol Nathan para a entrada de Maurides, que dois minutos depois viria a fazer o segundo gol, após falta lateral cobrada por Fredy e no meio da defesa o jogador do time azul subiu mais alto que a defesa portista para marcar. Praticamente em seguida, Sérgio Conceição queimou uma mexida a toa, tirando o zagueiro Osório para a entrada de Danilo, uma substituição inútil, sim, o venezuelano foi mal na partida, mas a tal altura além de queimar o jogador, a mexida não tem efeito prático no que a equipe precisava, gols, Oliver Torres poderia ter sido uma opção, mas Conceição preferiu fazer isto.


O Porto ainda tentou algumas jogadas em bolas aéreas sem êxito e por alguns momentos o Belenenses até conseguiu reter a bola a frente, o segundo gol, após a perda de duas grandes oportunidades desequilibrou de vez o time de Sérgio Conceição, numa partida absolutamente psicológica, a equipe mais centrada venceu, quem criou muito mais não teve a calma e competência necessárias para concluir bem e conheceu a segunda derrota em três jogos, perdendo assim a liderança para o grande rival Benfica, vizinho do adversário de hoje e que a eles também tinha aprontado.

Deve ficar a lição a Sérgio Conceição e a seus comandados de que na base do nervosismo não se ganha nada, as opções de mudanças na equipe também foram erradas, foi uma jornada de felicidade do adversário, mas de muita infelicidade do Porto, cujas lições devem ser tiradas, pois segue a luta pelo título.


Demais Resultados

Desportivo das Aves 1 x 4 Vitória de Setúbal
Marítimo 4 x 1 Feirense
Rio Ave 2 x 0 Estoril
Boavista 1 x 1 Tondela
Portimonense 4 x 3 Moreirense
Paços Ferreira 2 x 0 Chaves
Benfica 2 x 0 Vitória de Guimarães
Braga 1 x 0 Chaves


Classificação





































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP e zerozero.pt (Tabela) 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours